A taxa de suicídio entre médicos veterinários é 3,5 vezes mais alta do que entre o resto da população em geral, segundo estudo da Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Os autores da pesquisa alertam que a ansiedade e a depressão são, há muitos anos, considerados comuns entre os profissionais da área.
Neste Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e pela valorização da vida, o Conselho Regional de Medicina Veterinária na Paraíba (CRMV-PB) lançou uma campanha com alerta para a categoria sobre o problema. “Temos que abordar esta temática e debater claramente o problema. Nós do Conselho temos essa preocupação com a saúde mental da categoria e vamos fazer debates sobre a temática”, disse o presidente da entidade de classe José Cecílio.
Além de ações nas redes sociais chamando atenção para a temática, o CRMV enviou mensagens para os inscritos sobre os canais de onde pedir ajuda em caso de problemas, dicas para cuidar da saúde mental. Também será realizada uma palestra sobre o tema.
Cuidados saúde mental – Algumas práticas diárias auxiliam no cuidado com a saúde mental. Confira algumas dicas: cuide da alimentação, pratique atividades físicas, priorize o sono, tenha momentos dedicados às pessoas queridas, reserve um tempo para o lazer, esteja em contato com a natureza, desenvolva sua fé, conheça a si mesmo e não esconda seus sentimentos.
Onde pedir ajuda – Para conversar com um voluntário, basta ligar para o telefone 188, gratuito, que funciona 24 horas. Também é possível mandar um e-mail ou falar pelo chat, que podem ser acessados pelo site www.cvv.org.br. Confira também a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir .