TCE-PB aprova contas de nove prefeituras e destaca emissão de “alertas” aos municípios – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

TCE-PB aprova contas de nove prefeituras e destaca emissão de “alertas” aos municípios

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado aprovou mais nove processos de prestação de contas municipais, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (27). Receberam pareceres pela aprovação das contas das prefeituras de Poço de José de Moura, Pedra Branca, Algodão de Jandaíra, Vieirópolis, Aguiar, Poço Dantas, Serra Redonda, Puxinanã e Taperoá, relativas a 2021. Regulares também foram julgadas as contas da PB-Tur – Empresa Paraibana de Turismo S/A, referentes ao exercício de 2022.

Sob a presidência do conselheiro Fábio Nogueira, o Pleno do TCE apreciou uma pauta de julgamento com 15 processos, entre os quais, nove referentes a prestações de contas de prefeituras municipais, e todas, mereceram a aprovação, conforme avaliou o conselheiro André Carlo Torres Pontes, ao destacar que o TCE da Paraíba vem colhendo os frutos dos avanços verificados no processo eletrônico, a partir do acompanhamento da gestão em tempo real. Ele pontuou que – em relação às contas apreciadas na sessão, foram elaborados 202 relatórios e emitidos 163 alertas aos gestores.

Na última sessão do Pleno, o presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz, anunciou a análise dos primeiros processos de contas municipais relativas a 2022, ou seja, o Tribunal já está apreciando as contas de prefeituras que deram entrada no Tribunal em março deste ano. Ele reforçou que o TCE, além de acompanhar a gestão durante todo o exercício em referência, passou a elaborar relatórios eletrônicos iniciais, que permitem a emissão de alertas a respeito de inconformidades nas prestações de contas.

Recursos

A Corte deu provimento ao recurso interposto pelo ex-prefeito de Santa Cruz, Paulo César Ferreira Batista, em face de decisão contrária e acórdão com imputação de débito, emitidos quando da apreciação das contas do exercício de 2019. Entendeu o colegiado que o gestor apresentou justificativas para elidir o débito e afastar irregularidades com a Previdência. A Corte emitiu novo parecer pela aprovação (proc. nº 08965/20). Provido também foi o recurso impetrado pelo ex-prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena Moura de Medeiros (proc. nº 19681/17).

Votos de Pesar

Proposto pelo conselheiro Fábio Nogueira, o Pleno aprovou “Votos de Pesar”, em razão do falecimento do médico anestesista Flávio Guedes Correia Gondim Filho. Ele deixa viúva a sra. Maria de Fátima Freitas Evangelista Gondim, que foi, por muitos anos, chefe do gabinete da Presidência do TCE. Também foi aprovado “Pesar”, face ao falecimento do médico e professor da UFPB, Francisco de Assis Guerra. A propositura foi feita pelo procurador Marcílio Toscano Franca e contou com o registro de condolências feito pelo conselheiro substituto, Renato Sérgio Santiago Melo.

A sessão foi conduzida pelo conselheiro Fábio Túlio Nogueira (vice-presidente) – em virtude de viagem institucional do presidente, Nominando Diniz. O Pleno do TCE realizou sua 2417ª sessão ordinária na modalidade híbrida. Estiveram presentes os conselheiros Arnóbio Alves Viana, Fernando Rodrigues Catão, André Carlo Torres Pontes e Antônio Gomes Vieira Filho. Também os conselheiros substitutos Antônio Cláudio Silva Santos e Renato Sergio Santiago Melo. Pelo Ministério Público de Contas atuou o procurador Marcílio Toscano Franca Filho.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O governador João Azevêdo recebeu, nesta quinta-feira (23), em João Pessoa, o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Felipe Faro, ocasião em que apresentou...

Política

As principais regras para as Eleições municipais deste ano serão abordadas no Workshop Eleições 2024, que será realizado no próximo dia 28 de maio,...

Política

O Tribunal de Contas do Estado vai criar um grupo de trabalho para analisar os indicadores do Estado em relação ao alto índice de...

Política

O governador João Azevêdo anunciou a antecipação do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário para todos os servidores públicos estaduais, que será...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.