Técnicos em perícia e necrotomistas somam forças no combate à violência contra a mulher - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Técnicos em perícia e necrotomistas somam forças no combate à violência contra a mulher

A diretoria da Associação de Técnicos em Perícia e Necrotomistas da Polícia Civil da Paraíba (Atenepol) participou, nesta sexta-feira (6), da entrega da segunda Sala Lilás do estado, instalada no Instituto de Polícia Científica (IPC) de Campina Grande. A ação faz parte do programa Antes que Aconteça, lançado em 2023, com o objetivo de ampliar a rede de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. A meta é a implantação de 50 Salas Lilás em todo o estado, integradas às 10 Delegacias da Mulher e aos 20 Centros de Referência da Mulher.

Durante a solenidade, o presidente da Atenepol, Bruno Vianna, ressaltou a importância da iniciativa para garantir assistência humanizada às mulheres em situação de vulnerabilidade. “Nós que fazemos a Atenepol conhecemos de perto essa realidade de violência que, em muitos casos, chega à morte. Por isso, estamos presentes nesta entrega, por entendermos que ações como essa são essenciais para garantir vida, proteção e acolhimento às mulheres que já chegam a um espaço como esse muito fragilizadas”, afirmou.

A Sala Lilás é um ambiente reservado e acolhedor, voltado ao atendimento de mulheres e meninas em situação de violência de gênero. O serviço é prestado por profissionais capacitados, preferencialmente do sexo feminino, pertencentes às instituições de segurança pública e ao sistema de justiça.

A unidade de Campina Grande está localizada na Rodovia Governador Antônio Mariz, no bairro das Malvinas. A primeira Sala Lilás da Paraíba foi inaugurada em João Pessoa, em março deste ano, também no prédio do IPC.

Além de apoiar a ampliação das Salas Lilás, a Atenepol também vai se somar à campanha “Não é Não” durante os festejos juninos. A iniciativa tem como foco o enfrentamento ao assédio e à importunação sexual, especialmente em ambientes de grande circulação e festas populares. Segundo Bruno Leal, essa união é mais uma forma de reafirmar o compromisso da entidade com a valorização da vida e o respeito às mulheres. “Estamos juntos nessa luta, inclusive no São João, para dizer que o corpo da mulher deve ser respeitado em qualquer contexto. O ‘Não é Não’ também é uma forma de proteger e conscientizar”, disse.

Participaram da entrega da Sala Lilás, o governador João Azevêdo; o secretário de Estado da Segurança Pública, Jean Nunes; a secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura; Delegado Geral da Polícia Civil, André Rabelo; a Delegada adjunta, Cassandra Duarte; a Diretora Geral, Raquel Azevedo; A Superintendente- Juliana Holanda; e a Coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento a Mulher, delegada Maria Sileide.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 18 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O deputado federal Mersinho Lucena (PP-PB) participou, nesta segunda-feira (27), de uma visita técnica à Universidade de Stanford, localizada no coração do Vale do...

Política

O pagamento do funcionalismo público estadual referente ao mês de outubro será efetuado nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (31). No primeiro dia, recebem aposentados...

Política

O deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas) está participando, esta semana, da Missão Internacional Inovação e Propriedade Intelectual em São Francisco, Califórnia, promovida pela Câmara...

Política

O governador em exercício Lucas Ribeiro cumpre agenda administrativa, nesta segunda-feira (27), no Agreste paraibano, ocasião em que entrega unidades habitacionais do Residencial Alpha...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.