Técnicos em perícia e necrotomistas somam forças no combate à violência contra a mulher - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Técnicos em perícia e necrotomistas somam forças no combate à violência contra a mulher

A diretoria da Associação de Técnicos em Perícia e Necrotomistas da Polícia Civil da Paraíba (Atenepol) participou, nesta sexta-feira (6), da entrega da segunda Sala Lilás do estado, instalada no Instituto de Polícia Científica (IPC) de Campina Grande. A ação faz parte do programa Antes que Aconteça, lançado em 2023, com o objetivo de ampliar a rede de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. A meta é a implantação de 50 Salas Lilás em todo o estado, integradas às 10 Delegacias da Mulher e aos 20 Centros de Referência da Mulher.

Durante a solenidade, o presidente da Atenepol, Bruno Vianna, ressaltou a importância da iniciativa para garantir assistência humanizada às mulheres em situação de vulnerabilidade. “Nós que fazemos a Atenepol conhecemos de perto essa realidade de violência que, em muitos casos, chega à morte. Por isso, estamos presentes nesta entrega, por entendermos que ações como essa são essenciais para garantir vida, proteção e acolhimento às mulheres que já chegam a um espaço como esse muito fragilizadas”, afirmou.

A Sala Lilás é um ambiente reservado e acolhedor, voltado ao atendimento de mulheres e meninas em situação de violência de gênero. O serviço é prestado por profissionais capacitados, preferencialmente do sexo feminino, pertencentes às instituições de segurança pública e ao sistema de justiça.

A unidade de Campina Grande está localizada na Rodovia Governador Antônio Mariz, no bairro das Malvinas. A primeira Sala Lilás da Paraíba foi inaugurada em João Pessoa, em março deste ano, também no prédio do IPC.

Além de apoiar a ampliação das Salas Lilás, a Atenepol também vai se somar à campanha “Não é Não” durante os festejos juninos. A iniciativa tem como foco o enfrentamento ao assédio e à importunação sexual, especialmente em ambientes de grande circulação e festas populares. Segundo Bruno Leal, essa união é mais uma forma de reafirmar o compromisso da entidade com a valorização da vida e o respeito às mulheres. “Estamos juntos nessa luta, inclusive no São João, para dizer que o corpo da mulher deve ser respeitado em qualquer contexto. O ‘Não é Não’ também é uma forma de proteger e conscientizar”, disse.

Participaram da entrega da Sala Lilás, o governador João Azevêdo; o secretário de Estado da Segurança Pública, Jean Nunes; a secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura; Delegado Geral da Polícia Civil, André Rabelo; a Delegada adjunta, Cassandra Duarte; a Diretora Geral, Raquel Azevedo; A Superintendente- Juliana Holanda; e a Coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento a Mulher, delegada Maria Sileide.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − quatro =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A Prefeitura de Guarabira entregou, nesta sexta-feira (14), o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD Ascendino Antônio da Silva, localizado no bairro Dona...

Política

A participação ativa do prefeito Cícero Lucena em diversas edições das Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COPs) tem contribuído para consolidar João...

Política

No Dia Nacional da Alfabetização, celebrado nesta sexta-feira, 14 de novembro, o município de Cuité, no Curimataú paraibano, comemora os avanços obtidos na educação...

Política

A primeira-dama de Sapé e secretária municipal de Assistência Social, Denise Ribeiro, foi uma das personalidades homenageadas na noite desta quinta-feira (13) durante a...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.