Terezinha e Mônica defendem plano diretor para UFPB, retomada de obras inacabadas e melhora na segurança – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Terezinha e Mônica defendem plano diretor para UFPB, retomada de obras inacabadas e melhora na segurança

Na corrida pela reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Chapa I – “UFPB: Inovação com inclusão” – liderada pelas professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, destacam suas propostas para a área de infraestrutura e sustentabilidade. Elas defendem a elaboração de um plano diretor, retomada de obras inacabadas, melhoria no transporte interno, além de ações efetivas de segurança.

A Chapa I pretende elaborar o Plano Diretor da UFPB – 2025/2045, após uma ampla discussão com a comunidade acadêmica. Esse plano incluirá conceitos inovadores de uma universidade cidadã e projetos estruturantes para o desenvolvimento dos campi.

Outro problema que deve ser enfrentado pelas professoras são as obras inacabadas, no total de 34. Com o compromisso de concluir obras e estabelecer prazos para sua finalização, elas sugerem um plano emergencial de recuperação e manutenção da infraestrutura existente. Também está previsto abastecimento de água e saneamento para os Campi fora de sede e um sistema de tratamento de esgoto e de resíduos.

Para garantir uma universidade mais acessível e inclusiva, Terezinha e Mônica propõem medidas como transporte coletivo interno de qualidade, acessibilidade em ambientes internos e externos, além de infraestrutura para ciclistas e espaços de convivência.

Um sistema de transportes mais eficiente e sustentável também está nos planos. Isso inclui a gradual substituição da frota antiga por veículos mais modernos, além de discutir um modelo de governança para o setor.

Segurança

A segurança é uma preocupação constante, e o grupo pretende implementar uma política abrangente que inclui treinamentos, aquisição de equipamentos e melhoria da infraestrutura física. Além disso, a criação de canais digitais para reportar ocorrências visa aumentar a transparência e eficácia das ações de segurança.

Sustentabilidade

A adesão a uma política de sustentabilidade ambiental é uma das prioridades do bloco. Isso inclui desde aquisição de equipamentos tecnológicos para a Superintendência de Tecnologia e Informação até a integração da sustentabilidade nos currículos e projetos de infraestrutura.

Carta Programa

A Carta programa da Chapa I tem sete eixos principais, sendo eles: Gestão Acadêmica, Política de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Gestão administrativa, Infraestrutura e Sustentabilidade, Gestão da Comunicação e Informação, Sistemas de Bibliotecas e Hospitais Universitários.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) finalizou, nesta segunda-feira (17), o julgamento da primeira ação de violência política de gênero do Estado, condenando...

Política

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) comemorou o resultado do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) que nesta segunda-feira (17) condenou o comunicador Célio Alves...

Política

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (17), no programa semanal Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, a antecipação...

Política

Praias lindas, arquitetura histórica, paisagem encantadora, as delícias de uma gastronomia peculiar e, para completar esse cenário que já é perfeito, a cidade de...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.