Termina na terça-feira prazo para enviar prestações de contas à Justiça Eleitoral – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Termina na terça-feira prazo para enviar prestações de contas à Justiça Eleitoral

Termina na terça-feira (15) o prazo para que partidos e coligações enviem à Justiça Eleitoral todas as informações para a prestação de contas das campanhas dos candidatos nas eleições deste ano. Quem não prestar contas da atividade eleitoral, caso eleito não pode tomar posse e os demais não podem concorrer no pleito seguinte, nem tomar posse em qualquer cargo público.

Presidente da Associação Paraibana de Contadores Públicos (APCP) e filiado da Associação Paraibana da Advocacia Municipalista (Apam), o contador Alexandre Aureliano ressalta que o ideal é que os dados sejam apresentados com antecedência de pelo menos dois dias antes da data limite. “É de suma importância o cumprimento do prazo e o ideal é que todos consigam entregar com antecedência mínima de dois dias para que se possa ter a análise e a diplomação com tranquilidade”, pontuou.

Ainda conforme o contador, nenhuma informação referente às despesas durante a campanha pode ficar de fora da apresentação. “Todas as notas deveriam ser emitidas até 15 de novembro, data da eleição. Receitas e doações recebidas, além de toda a movimentação devem constar na prestação de contas final”, afirmou.

Transferências do fundo partidário, recursos recebidos, valores gastos, extratos de contas bancárias e cheques com números, valores e emitentes precisam ser listados.

De acordo com Aureliano, os partidos e coligações devem estar atentos à obrigatoriedade de não só preencher os dados no sistema online, mas também apresentar as informações no cartório eleitoral da cidade correspondente.

A prestação de contas é obrigatória para todos os candidatos, não a apenas para aqueles que foram eleitos. Até mesmo os que desistiram, que tiveram candidaturas impugnadas, os que foram substituídos e os suplentes devem prestar contas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A Prefeitura de João Pessoa retoma a vacinação da segunda dose contra a Covid-19, nesta segunda-feira (21), para pessoas que já atingiram o prazo...

Política

Em postagem feita agora há pouco no Twitter, o governador João Azevêdo (Cidadania) afirma ser falsa a informação de que as estradas durante o...

Política

A Paraíba recebeu neste domingo (20) mais 129.250 doses da vacina Astrazeneca que serão distribuídas com os 223 municípios para avanço no processo de...

Política

Os animais de estimação estão presentes em uma quantidade considerável de lares brasileiros. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto...

Copyright © 2020 js freelas.