A Casa da Divina Misericórdia é a entidade beneficiada neste mês de junho com a doação de 20% dos vencimentos líquidos do vereador Thiago Lucena (PRTB), referente aos proventos do mês de maio. O parlamentar se prontificou a destinar o valor de R$ 2.246,00 todos meses a entidades filantrópicas, enquanto o comércio estiver fechado, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
A decisão foi motivada por perceber que essas entidades sobrevivem de doações e que nesse momento de crise houve uma redução nas doações recebidas. “Por isso, decidi contribuir voluntariamente com as instituições, para que a assistência às populações que estão em situação de vulnerabilidade social, não sejam interrompidas. Costumo dizer que essa medida é muito mais moral e solidária, do que fiscal”, comentou o vereador.
No mês passado, a doação foi realizada para o Centro de Tratamento Julia Mikaelly, que atende 63 crianças carentes com microcefalia e transtornos neurológicos, da Fundação São Padre Pio de Pietrelcina, responsável pela Comunidade Filhos da Misericórdia em João Pessoa.
Além de doar 20% do seu salário e fazer economias dentro do seu gabinete, independente da pandemia, Thiago Lucena já tinha recusado o uso da verba indenizatória a que tem direito no valor de R$ 7 mil mensais.
A Casa da Divina Misericórdia
A entidade Casa da Divina Misericórdia é uma instituição filantrópica que funciona como abrigo de idosos em João Pessoa, desde 1999. Localizada no Jardim Cidade Universitária, o abrigo oferece atendimento médico, psicológico e de assistência social. Também há enfermeiros e nutricionistas trabalhando no local. A maioria deles atua de forma voluntária, mas a instituição dispõe de 15 funcionários.
Para ajudar a Casa da Divina Misericórdia, basta depositar qualquer valor na conta da instituição Agência: 2201 / Conta corrente: 8723-8 /Unicred JP. Os telefones do abrigo são 3235-0396 / 98813-9125.
Anjo
Em paralelo as doações mensais, o vereador Thiago Lucena vem usando suas redes sociais para contribuir com a arrecadação de doações para diversas instituições filantrópicas da Capital paraibana. Ele conta que após anunciar a decisão de fazer as doações, muitas pessoas o procuraram para relatar que também gostariam de ajudar, mas não sabiam qual entidade ou como poderiam fazer para chegar até os responsáveis.
“Então me senti incentivado a promover essa divulgação das entidades. A proposta é ser uma ponte, entre as entidades que precisam de ajuda, e as pessoas que têm disposição para ajudar”, explicou, contanto que a ação recebeu o nome de “Anjo” e que funcionará de modo simples, divulgando nas suas redes sociais iniciativas que promovam a solidariedade .