Tovar destaca importância da Paraíba na produção de etanol; combustível reduz em 90% gases do efeito estufa – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Tovar destaca importância da Paraíba na produção de etanol; combustível reduz em 90% gases do efeito estufa

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) destacou, nesta quarta-feira (14), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a participação na 17ª edição da Conferência CITI ISO DATAGRO de Açúcar e Etanol em Nova Iorque, na 12ª edição da Conferência Anual de Açúcar e Etanol da StoneX e no Encontro Empresarial sobre Iniciativas Legislativas de Apoio à Transição Energética e Controle de Mudanças Climáticas. O parlamentar reforçou a importância do setor para o desenvolvimento sustentável do Brasil e lembrou que a Paraíba é 3º maior produtor de cana-de-açúcar do Nordeste.

“Representei a Paraíba e a Assembleia nestes eventos e pude testemunhar o papel vital que o setor sucroalcooleiro desempenha para uma matriz de energia sustentável. Este é um setor de extrema importância para a economia e para o meio ambiente e carece de incentivos, de estrutura para escoamento da produção e de valorização. Estamos falando de um segmento que movimenta a nossa economia, que gera emprego, que gera riqueza. Então, destaco a relevância do setor e a minha convicção, após tudo que presenciei, é que o etanol é o futuro e precisamos estimular cada vez mais a sua produção e utilização”, disse Tovar.

O deputado explicou que o debate sobre sustentabilidade é importante e não pode ser mais adiado, pois estamos sendo afetados por fenômenos fruto do aquecimento global. Para se ter ideia do benefício, o etanol reduz em até 90% as emissões de gases que agravam o efeito estufa na comparação com a gasolina. Além disso, ajuda a diminuir o índice de doenças respiratórias ocasionadas pela poluição do ar, especialmente nas áreas urbanas.

De acordo com levantamento da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), desde 2003 – ano de lançamento dos carros flex no Brasil – até dezembro de 2023, a utilização do etanol evitou a emissão de mais de 660 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. “Falando desse setor, não podemos deixar de destacar também o seu papel primordial na economia. O Brasil é o maior produtor mundial do complexo sucroalcooleiro, exercendo a liderança em todos os segmentos: cana-de-açúcar, açúcar e álcool”, reforçou Tovar.

Emprego – Em termos financeiros, o PIB da cadeia sucroenergética é aproximadamente 2% do nacional, tendo mais de 1 mil municípios participando de suas atividades e gerando mais de 700 mil vagas de emprego formal. É, também, um dos setores que mais empregam no país, com mais de 3,6 milhões de empregos diretos e indiretos, e reúne mais de 72.000 agricultores.

Na Paraíba – O setor movimenta cerca de R$ 2 bilhões e gerando mais de 19 mil empregos formais e até 65 mil de forma indireta no estado, a agroindústria da cana-de-açúcar é responsável por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. A Paraíba o 3º maior produtor de cana-de-açúcar do Nordeste, ficando atrás apenas de Alagoas e Pernambuco.

No estado, atualmente são exportados pelo Porto de Cabedelo 20 mil toneladas de açúcar, o que significa um aumento de 13% nas exportações. Nos próximos anos a expectativa é que se chegue a mais de 100 mil toneladas de açúcar exportados.

Segundo o Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB), a safra 2022/2023 bateu o recorde desde 1980, com uma produção auditada de 7,7 milhões de toneladas de cana. A produção do combustível gerou um faturamento de mais de R$ 971 milhões. O Setor Sucroalcooleiro é responsável por 3% do PIB paraibano e empregou 19.353 pessoas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O governador João Azevêdo recebeu, nesta quinta-feira (23), em João Pessoa, o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Felipe Faro, ocasião em que apresentou...

Política

As principais regras para as Eleições municipais deste ano serão abordadas no Workshop Eleições 2024, que será realizado no próximo dia 28 de maio,...

Política

O Tribunal de Contas do Estado vai criar um grupo de trabalho para analisar os indicadores do Estado em relação ao alto índice de...

Política

O governador João Azevêdo anunciou a antecipação do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário para todos os servidores públicos estaduais, que será...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.