Veja registro fotográfico do ex-deputado Aloísio Pereira em uma das suas últimas entrevistas; confira - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Veja registro fotográfico do ex-deputado Aloísio Pereira em uma das suas últimas entrevistas; confira

O fotógrafo paraibano Francisco França, profissional que marcou época nos principais veículos de comunicação do estado, foi responsável por registrar uma das últimas entrevistas concedidas pelo ex-deputado Aloysio Pereira ao Jornal da Paraíba. O encontro, realizado em um momento já discreto da vida pública do ex-parlamentar, ganhou valor histórico não apenas pelo conteúdo político, mas também pela sensibilidade do olhar fotográfico de França, hoje integrante da equipe de comunicação do Governo do Estado, atuando diretamente ao lado do governador João Azevêdo.

Com uma carreira consolidada no fotojornalismo, Francisco França acumulou importantes reconhecimentos ao longo de mais de duas décadas de atuação. Entre os prêmios, destacam-se o Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (2012), um dos mais prestigiados do país; o Itaú BBA Árvores Floridas (2003); além da série de premiações da AETC-JP, recebidas entre 2002 e 2012. Seu trabalho é reconhecido por unir rigor técnico, sensibilidade humana e profundo compromisso com a memória social da Paraíba.

A entrevista registrada por Francisco França permanece como um documento importante da memória política do estado, unindo a sensibilidade de um fotógrafo premiado ao legado de um dos mais influentes homens públicos da Paraíba.

Perfil – Aloysio Pereira Lima

Aloysio Pereira Lima foi um dos nomes mais relevantes da política e da saúde pública paraibana. Médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1948, iniciou sua carreira no ano seguinte como assistente técnico da direção do Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro, onde também chefiou o Serviço de Arquivo Médico e Estatístico, em 1950.

Sua trajetória política começou em 1958, quando foi eleito deputado estadual. Reeleito em 1962 e 1966, decidiu não disputar a eleição de 1970, retornando temporariamente ao exercício pleno da Medicina. Em 1979, assumiu a Secretaria de Saúde do Estado, a convite do então governador Tarcísio de Miranda Burity. Sua gestão, marcada pelo compromisso com a interiorização dos serviços de saúde, levou hospitais, postos de atendimento e ações de medicina preventiva a mais de 130 municípios paraibanos.

Afastou-se do cargo em 1982 para disputar novamente uma vaga na Assembleia Legislativa, conquistando seu quarto mandato, ao qual se seguiu nova reeleição em 1986. Também deixou uma forte marca quando dirigiu o Hospital Alcides Carneiro, em Campina Grande, onde prestou assistência direta a inúmeras famílias.

Vejas as fotos:

 

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 − um =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A partir desta segunda-feira (17), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) oferta 1.309 vagas de emprego em 12 cidades paraibanas.  As oportunidades de trabalho estão nos municípios...

Política

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), assinou acordo de cooperação técnica com o Google...

Política

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), retirou a pré-candidatura ao governo, permanecendo na base do governador João Azevêdo (PSB). A...

Política

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, prorrogou o prazo de negociação do Programa de Regularização Fiscal (Refis) até o dia 10 de dezembro,...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.