O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, esteve nesta quinta-feira (22) em Campina Grande para entregar 130 títulos de propriedade a moradores dos Conjuntos Habitacionais Ronaldo Cunha Lima (Dozinho Barros I e II), Conjunto Catingueira e Ronaldo Cunha Lima II. A ação faz parte do Programa de Escrituras do Governo da Paraíba, por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), que já regularizou mais de 20 mil unidades habitacionais em todo o estado.
Na ocasião, o vice-governador destacou a importância da regularização fundiária como um fator essencial para a dignidade e segurança das famílias. “O sonho de todos é ter uma casa própria, mas ele só se completa com a posse da escritura. Hoje, mais 130 famílias de Campina Grande podem finalmente dizer que são as verdadeiras donas de seus lares e é motivo de muita alegria para nós proporcionar essa conquista”, afirmou Lucas Ribeiro.
Já a presidente da Cehap, Emília Correia Lima, reforçou o compromisso do governo em ampliar o acesso à moradia regularizada. “Nossa meta é garantir que todos os conjuntos habitacionais entregues pela Cehap sejam regularizados, proporcionando segurança e oportunidades para as famílias paraibanas”, declarou.
A posse do documento garante aos moradores beneficiados a legítima propriedade dos imóveis, além de vantagens como acesso ao mercado formal de crédito e o direito de comercializar ou transferir o imóvel para herdeiros, entre outras.
Entre os beneficiados estava Maria do Socorro Santos Albuquerque, moradora do Conjunto Ronaldo Cunha Lima, que expressou sua alegria em finalmente receber a escritura de sua casa. “Esperei por este momento por muitos anos. Agora, sei que a casa onde moro é realmente minha e dos meus filhos”, comentou emocionada.
Outro morador, José Lucimar de Araújo Silva, também compartilhou sua alegria. “Agora eu posso dizer que é minha e ninguém toma. É uma alegria pra mim e minha família esse dia. Só tenho a agradecer”, comemorou.
A emissão das certidões contou com um extenso trabalho técnico junto aos órgãos competentes e ao Cartório de Registro de Imóveis. Os demais moradores que ainda não abriram processo requerendo sua escritura devem entrar em contato com a Cehap munidos de documentação para abertura de processo administrativo.