Vice-governador se reúne com representantes do setor agropecuário na Paraíba – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Vice-governador se reúne com representantes do setor agropecuário na Paraíba

O vice-governador Lucas Ribeiro se reuniu, na manhã desta segunda-feira (13), com representantes do setor agropecuário da Paraíba para tratar da realização do Circuito Apacco 2023, de exposições agropecuárias de caprinos e ovinos no estado, e ouvir demandas do segmento.

A reunião aconteceu no Parque de Exposições Carlos Pessoa Filho, em Campina Grande, e contou com a participação de representantes da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Associação dos Municípios do Cariri e Agreste Paraibano (Amcap), Sebrae Paraíba, além de criadores de animais, prefeitos e secretários municipais de agricultura. O secretário de estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Joaquim Hugo, também esteve presente no encontro.

Na ocasião, Lucas falou sobre os projetos e programas que já vêm sendo desenvolvidos pelo Governo do Estado para beneficiar o setor, a exemplo do Programa Leite da Paraíba (PAA-Leite), do Paraíba Produtiva, além de isenções fiscais e o recente anúncio, feito pelo governador João Azevêdo, da instalação de uma usina de produção de leite de cabra em pó na região do Cariri. Lucas também se comprometeu com o fortalecimento do segmento, que é uma das maiores fontes de renda do Cariri.

“Venho aqui não apenas receber as demandas, mas abraçá-las e levar ao nosso governador, que tem demonstrado sempre essa sensibilidade com o setor, sabendo da importância que tem para nosso estado, especialmente para a região do Cariri. O compromisso com a agropecuária, com a caprinocultura, é um compromisso com o desenvolvimento da Paraíba”, afirmou o vice-governador.

O presidente da Apacco, Pedro Martins, agradeceu a atenção e a sensibilidade do Governo do Estado, representado pelo vice-governador e pelo secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, em ouvir as demandas, e reivindicou, dentre outros pleitos, a inclusão do leite de cabra ou seus derivados na merenda escolar da rede estadual.

“Existe ainda hoje, infelizmente, um preconceito com o leite de cabra, e a gente está fazendo todo um trabalho para desmistificar isso, que, inclusive, será o foco do Circuito 2023 da Apacco, com a realização de concurso de queijo e premiações de trabalhos que abordem a importância do alimento, não só para a saúde da população, como também para a economia caririzeira e paraibana”, reforçou Pedro Martins.

Segundo a instituição, 93% do rebanho nacional de caprinos está localizado na região Nordeste, sendo a Paraíba a quinta maior em número de animais e a maior produtora de leite de cabra do Brasil. Em 2023, o Circuito Apacco, de exposições agropecuárias de caprinos e ovinos, deve acontecer a partir de abril em 12 cidades do estado.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + dezesseis =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

Trinta e seis municípios da Paraíba têm o número de contratações por excepcional interesse público maior do que o número de servidores efetivos. Em...

Política

O Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero do Ministério Público Federal (MPF) acompanha em todo o país cerca...

Política

Os pequenos negócios da Paraíba fecharam o período do quadrimestre de 2024 com o saldo de 7.325 novos postos de trabalho no mercado. O...

Política

O governador João Azevêdo participou, virtualmente, da 33ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), ocasião em que...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.