153,4 mil paraibanos têm diabetes e projeto de Jutay cria Centro de Referência ao Diabético - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

153,4 mil paraibanos têm diabetes e projeto de Jutay cria Centro de Referência ao Diabético

Dados do Ministério da Saúde mostram que na Paraíba existem 153.441 pessoas com diabetes, o que representa 5,3% da população acima de 18 anos, estimada em 2.894.119 pessoas. Nos últimos três anos o estado registrou um total de 5.429 mortes causadas pela doença. Para criar um espaço que reúna serviços para esse publico, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o projeto de Lei 570/23 que estabelece diretrizes para a criação do Centro de Referência ao Diabético (CRD).

De acordo com o projeto, o Centro de Referência ao Diabético tem por finalidade proporcionar e oferecer atendimento multidisciplinar, bem como democratizar o acesso ao tratamento tecnológico do diabetes como ferramenta de inclusão social.

O CRD vai oferecer atendimento multidisciplinar, ambulatorial, enfermaria, nutricional, médico, social e jurídico à população. Sua função é fomentar e desenvolver educação em diabetes; promover o incentivo ao uso de recursos atualizados de tecnologias de informação e monitoramento de tratamentos; e realizar levantamentos estatísticos e manter banco de dados sobre o acompanhamento dos casos de diabetes no Estado da Paraíba.

“Esse projeto tem como finalidade criar o centro para conscientizar sobre os malefícios da doença. Para as pessoas que já possuem a doença a finalidade é de oferecer equipe multidisciplinar (médico, enfermeiro, nutricionista, assistente social, fisioterapia, psicologia), que vai orientar o paciente sobre o que a doença ocasiona, informando também que além das medicações, o paciente precisa mudar os hábitos alimentares e praticar exercício físico para conseguir melhor o controle da doença”, explicou Jutay.

O deputado ressalta ainda a importância da realização de exames periodicamente. Segundo ele, os beneficiários serão orientados sobre todos os riscos que a diabetes pode acarretar à qualidade de vida, garantindo que com a informação devida, aqueles que já encontram doentes possam se cuidar de maneira adequada e, por outro lado, fomentando a prevenção, importante ferramenta na luta contra o diabetes.

De forma gratuita

O Centro de Referência ao Diabético realizará, de forma gratuita, exames de prevenção e controle da diabetes, dentre eles o de glicemia, hemoglobina glicada, glicemia pós-prandial, frutosamina, bem como o teste de tolerância a glicose. Também ofertará atendimento multidisciplinar de psicologia, fisioterapia, neurologia, enfermagem, serviço social, médicos e nutricionistas, bem como a realização, de forma gratuita, de cirurgias metabólicas para diabetes tipo 2.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − 4 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A Chamada Pública de Projetos para o Nordeste da Nova Indústria superou todas as expectativas e resultou na aprovação de 189 propostas, totalizando R$...

Política

A deputada estadual e presidente da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, Camila Toscano (PSDB), está participando da 18ª Assembleia Geral da Confederação Parlamentar...

Política

Após articulação conduzida pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), o ex-prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir (Progressistas), anunciou neste domingo (30) seu apoio à pré-candidatura...

Política

O governador João Azevêdo visitou, na tarde desta sexta-feira (28), as obras de revitalização do antigo Comando-Geral da Polícia Militar, que vai abrigar o...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.