Divulgado nesta quinta-feira (15) pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, o estudo ‘A intenção de reeleição nas prefeituras em 2024′ aponta que mais de um terço dos prefeitos brasileiros aptos à reeleição mudaram de partido para concorrer no pleito deste ano. Na Paraíba, o levantamento realizado com 73 prefeitos mostra que 51% mudou de legenda e 49% permaneceram filiados na mesma sigla.
A pesquisa ouviu 80% dos gestores que podem se reeleger nas prefeituras brasileiras (2.753 dos 3.450) e 34% informaram a mudança de partido visando às eleições.
Já quanto ao comportamento na campanha eleitoral, a CNM questionou o que traz melhores resultados na disputa municipal, na avaliação dos gestores (que puderam escolher mais de uma opção). Entre os que responderam, 83% apontaram ações em redes sociais particulares, 74,3% deles disseram apoio político de autoridades estaduais e federais e 71,8% listaram contato direto (corpo a corpo) na campanha.
Na Paraíba, o maior número de prefeitos está filiado ao PSB, sendo 22 ao todo; seguido do Republicano com 12; do MDB com 9; do PSD com 8; do União Brasil, PSDB e Progressistas com 5 cada; e do PL com 4 filiados.