O governador João Azevêdo (Cidadania) pediu, nesta segunda-feira (25), durante o programa semanal ‘Fala, governador’, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, para que os prefeitos paraibanos realizem a aplicação dos testes rápidos, adquiridos pelo Governo do Estado e já distribuídos nos 223 municípios paraibanos, na população. De acordo com ele, 87.865 testes rápidos já foram enviados para os municípios e mais 21.440 serão distribuídos nesta terça-feira (26).
“Eu faço um apelo para que os prefeitos apliquem os testes na população e, à medida que forem realizados, passem a informação rapidamente para a Secretaria de Saúde para que a gente tenha o perfil epidemiológico mais real para que possamos definir melhor as medidas que precisam ser tomadas a cada dia. Nós adquirimos 310 mil testes e recebemos kits do Ministério da Saúde e estamos implementando para que a gente possa vencer essa fase com planejamento e sabendo onde precisamos atuar”, disse o governador.
Azevêdo anunciou ainda a abertura de 30 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. De acordo com o chefe do Executivo estadual, os novos respiradores serão encaminhados ainda hoje para os hospitais responsáveis pelo atendimento de pacientes diagnosticados com a Covid-19.
Para a 1ª macrorregião de Saúde, na Grande João Pessoa, serão destinados cinco respiradores para o Hospital Solidário; na 2ª macrorregião, em Campina Grande, serão abertos mais 17 leitos de UTI. Na 3ª macrorregião, no Sertão paraibano, serão distribuídos oito respiradores, sendo quatro para o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, e quatro para o Hospital Regional de Cajazeiras.