Os paraibanos iniciaram 2022, ano eleitoral, com pelo menos cinco candidatos na disputa pelo Governo do Estado. As eleições este ano acontecem no dia 2 de outubro, segundo calendário aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Um dos candidatos é o atual governador João Azevêdo (Cidadania) que vai disputar a reeleição. João conta com o apoio da maioria dos deputados estadual e também dos prefeitos paraibanos. O governador aguarda as definições de federações partidárias para montar a chapa majoritária.
Outro candidato lançado é o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB). O tucano teve seu nome aprovado pelo partido em dezembro para a disputa. Pedro tem dito que está pronto e motivado ´para o desafio.
O primeiro a divulgar o nome como pré-candidato ao governo nessa corrida foi o deputado estadual Cabo Gilberto (PSL). Ele se colocou a disposição para representar, principalmente, a ala bolsonarista no estado, garantindo assim um palanque para o presidente Jair Bolsonaro.
A vice-governadora Lígia Feliciano também teve seu nome ventilado pela direção nacional do PDT para disputar o Governo da Paraíba. Esta semana o filho, Gustavo Feliciano, chegou a entregar o cargo de secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico para, segundo ele, se dedicar a pré-campanha de deputado estadual.
O comunicador Nilvan Ferreira (PTB) também foi alçado pelo partido para a disputa nas eleições do próximo ano. Nilvan, também bolsonarista, garantiria um palanque para o presidente Bolsonaro na Paraíba.
Eleições
No dia 2 de outubro do próximo ano, os brasileiros vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para presidente e governador poderá ocorrer no dia 30 de outubro. As datas correspondem ao primeiro e último domingo do mês, conforme prevê a Constituição Federal. Os eleitos serão diplomados até o dia 19 de dezembro de 2022.