Seguindo o projeto de inclusão de Princesa Isabel no Mapa do Turismo da Paraíba, foi realizada nesta quinta-feira (10) pela Prefeitura Municipal a primeira etapa da visita técnica à rota de potencial turístico cultural, gastronômico, religioso e de cicloturismo do município.
De acordo com Kleber Lima, CEO da Rebelk Consultoria, a visita in loco integra os ajustes finais para a conclusão do processo burocrático exigido pelo Ministério do Turismo. O mapeamento teve início no distrito de Lagoa da Cruz e foi concluído no povoado de Cachoeira de Minas.
Princesa Isabel é marcada por um dos episódios históricos mais peculiares do século XX no Brasil: a Revolta de Princesa. Nesse episódio, forças políticas locais proclamaram a cidade independente da Paraíba, instituindo o chamado Território Livre de Princesa.
O município também é berço de personalidades notáveis, como Dom Frei Antônio Muniz Fernandes, Alcides Vieira Carneiro, Antônio Nominando Diniz, Aloysio Pereira Lima, célebre violonista Canhoto da Paraíba (Francisco Soares de Araújo), que, sendo canhoto, tocava violão com o instrumento invertido – mas sem inverter as cordas, por ter que compartilhá-lo com seus irmãos destros.
O projeto em andamento prevê também a inserção do patrimônio arquitetônico, do acervo cultural, das atrações naturais, do calendário religioso e dos eventos turísticos na rota oficial e permanente do município.
