Arquitetura e saúde mental: ambientes podem influenciar humor e reduzir estresse - André Gomes
Siga nas redes sociais

Negócios

Arquitetura e saúde mental: ambientes podem influenciar humor e reduzir estresse

No mês do Setembro Amarelo, dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental, a arquitetura também vira aliada nesse cuidado. Estudos apontam que espaços planejados com luz natural, áreas verdes, ventilação adequada e ambientes de convivência não apenas valorizam o imóvel, mas também contribuem para a redução do estresse, melhora do humor e favorecem relações sociais mais saudáveis.

Em João Pessoa, a construtora Galvão Amorim vem aplicando conceitos de neuroarquitetura, design biofílico e arquitetura dos sentidos em seus projetos. A arquiteta Maiara Amorim destaca que os empreendimentos vão além da estética. “Nossos projetos são capazes de gerar sensações positivas, favorecer o relaxamento e criar boas memórias. Uma vida com qualidade, criatividade, conexão e pertencimento passa por uma arquitetura que cumpre seu papel”, afirmou.

Um estudo divulgado na revista científica Frontiers in Built Environment reforça essa conexão. A análise mostrou que, em ambientes hospitalares, a presença de áreas verdes acelera a recuperação de pacientes, reduz o uso de analgésicos, diminui a mortalidade e melhora o bem-estar de profissionais de saúde e cuidadores.

Essa relação entre espaço e saúde, no entanto, não se limita a unidades de saúde. No dia a dia, seja em casa ou no trabalho, elementos como iluminação e ventilação natural, integração com áreas verdes e ambientes que estimulem a convivência ajudam a contrabalançar os efeitos do excesso de telas e estímulos digitais.

Exemplo disso são os empreendimentos da Galvão Amorim. O The Haus Formosa, em construção na Praia Formosa, traz estrutura de resort com piscinas, lounges e contato direto com a natureza. Já o One Haus, próximo lançamento, valoriza o verde, a iluminação e a ventilação natural, com apartamentos arejados e ventilação cruzada.

Além disso, ambos oferecem diferenciais que reforçam o conceito de bem-estar: mini fazenda sensorial para crianças, pracinha para idosos, bikes compartilhadas e áreas exclusivas de wellness, com spas, saunas, salas de massagem, piscinas e lounges.

Galvão Amorim

Fundada em 2007, a construtora já entregou dez empreendimentos e possui quatro em andamento, consolidando-se como referência em projetos inovadores no mercado imobiliário paraibano.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + doze =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Negócios

João Pessoa vive um momento de ascensão no turismo e na rede hoteleira: com uma taxa de ocupação acima da média nacional, a capital...

Negócios

O compromisso com a ética e a integridade rendeu mais um reconhecimento para a Hapvida, maior empresa de saúde integrada e odontologia da América...

Negócios

O Chalés Mirante da Serra PB, localizado em Serra da Raiz, no Brejo Paraibano, alcançou um feito inédito: tornou-se um dos chalés mais seguidos...

Negócios

Ao longo dos séculos, ter um imóvel era sinônimo de estabilidade, segurança e geração de renda passiva: a posse de terras definia status econômico...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.