O Partido dos Trabalhadores (PT) do município de Picuí realiza neste domingo (13) sua convenção partidária para homologar o nome de Olivânio Remígio como candidato a prefeito nas eleições desse ano. O evento que será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Maria Gomes, a partir das 15h13, observará os aspectos de saúde pública e sanitárias em decorrência da pandemia da Covid-19 e seguirá as determinações da Justiça Eleitoral.
Além do PT estarão presentes partidos aliados como o MDB que homologará o nome de Lucas Marques como candidato a vice-prefeito. Também estarão presentes lideranças políticas e pré-candidatos a vereador do PL e o PTB. A convenção será transmitida ao vivo por meio das redes sociais do pré-candidato Olivânio Remígio.
Durante a convenção partidária também será homologada a Coligação da chapa majoritária, a definição dos nomes dos candidatos a vereador e a escolha e sorteio dos números que cada um terá para disputa por uma das cadeiras da Câmara Municipal. Na ocasião, também será discutida e definida o nome da Coligação e do seu representante.
Convenções
São reuniões realizadas por partidos políticos, em que filiados e filiadas, com direito a voto, na forma do estatuto, escolhem os candidatos e candidatas que disputarão o pleito. Também é neste momento que o partido decide se vai participar da eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos), proporcional (vereadores), ou ambas; sorteia os números com os quais os candidatos irão concorrer; entre outras decisões. Portanto, a convenção é uma das etapas mais relevantes do processo eleitoral.