O deputado federal e presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Pedro Cunha Lima (PSDB), participou nesta sexta-feira (6), ao lado do prefeito Romero Rodrigues (PSD), da inauguração da Creche Municipal Folclorista Lenira Rita, no Complexo Aluízio Campos. Durante o evento, o deputado parabenizou o trabalho da Prefeitura Municipal na área da educação e reforçou a necessidade de investir na primeira infância, fase importante da vida, destacando que atualmente no Brasil, 6,7 milhões de crianças de zero a três anos de idade não frequentam creche.
“Esse é um trabalho importante realizado pelo prefeito Romero na área da educação. Temos que compreender que a primeira infância é a fase mais importante na formação de um cidadão e é uma área que requer mais investimentos. É preciso que se elaborem políticas públicas que visem contribuir para esse período de todo indivíduo, além da criação de creches que garantam o acesso a população que precisa, assim como o que está sendo feito em Campina Grande. Só assim, conseguiremos minimizar a desigualdade social que tem início desde os primeiros anos de vida, tirando assim os atrasos existentes”, disso Pedro.
A unidade entregue a população campinense pelo prefeito Romero Rodrigues atenderá 261 crianças, distribuídas em 11 turmas e sendo assistidas por 22 professoras. A obra recebeu um investimento da ordem de R$ 1,5 milhão.
Pedro destacou ainda a importância da creche em ter o nome da professora Lenira Rita, criadora das quadrilhas juninas na cidade e com grande participação na consolidação do cenário cultural, principalmente como uma das idealizadoras dos festejos juninos com a realização do Maior São João do Mundo. Lenira Rita Gomes, que fez parte do governo Ronaldo Cunha Lima, nasceu em Massaranduba, mas foi com os pais morar em Campina Grande com nove anos de idade.
O deputado Pedro, que tem como principal bandeira do seu mandato a educação, atuou para que o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) tivesse o aumento da parcela da União dos atuais 10% para 23%, sendo 5% voltados para investimento em educação infantil.
Proposta
O deputado é o autor do o projeto de Lei 2.228/2020, que determina a realização anual do levantamento da demanda por creches para crianças com até três anos de idade, por Municípios e pelo Distrito Federal. Os dados serão reunidos a partir da implementação de estratégias de busca ativa de crianças, envolvendo órgãos públicos de educação, assistência social, saúde e proteção à infância, bem como organizações da sociedade civil organizada.