Ararunense denuncia falta de apoio da Prefeitura em testagem e tratamento contra o coronavírus – André Gomes
Siga nas redes sociais

Cotidiano

Ararunense denuncia falta de apoio da Prefeitura em testagem e tratamento contra o coronavírus

O ararunense Aldo Luís Ramos da Silva Costa denunciou pelas redes sociais a falta de apoio da Prefeitura em tratamento contra o coronavírus. Ele conta que chegou com os sintomas para atendimento, mas como o primeiro teste deu negativo, logo o registraram como caso descartado. No vídeo, Aldo pediu desculpas a quem teve contato com ele durante esse tempo. “Eu posso até ter contaminado outras pessoas por irresponsabilidade da saúde no município”.

Para confirmar a doença, Aldo disse que teve que ir até o município de Guarabira fazer um exame particular.

Confira o que disse Aldo Luís:

 

CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA DE ARARUNA

A Secretaria de Saúde do Município Araruna, por sua representante legal, vem perante a população Ararunense, em relação ao recente vídeo postado nas redes sociais pelo Senhor ALDO LUÍS RAMOS DA SILVA COSTA, trazer a verdade do ocorrido:

Na data de 20 de maio de 2020, o paciente mencionado, procurou a equipe de saúde do Estratégia de Saúde da Família de Mata Velha, relatando quadro de astenia e febre (38.5°C) há 12 horas.  Negou outros sintomas e relatou viagem a Belém-PB há 3 dias. Verificados no momento os sinais vitais do paciente: Peso 79Kg; Pressão arterial 120 x 80 mmHg; Temperatura 37.2°C. Tendo como conduta: Dipirona 500mg, 1 comprimido, de 6/6 horas, se dor ou febre; Atestado de 3 dias; Orientado isolamento social; Monitorização pelo agente comunitário de saúde e ainda orientado a entrar em contato com a equipe se surgissem novos sintomas para reavaliação se necessário. Na mesma data, o paciente supracitado foi notificado através da FICHA DE INVESTIGAÇÃO DE SG SUSPEITO DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 – COVID-19 (B34.2), do Ministério da Saúde/ Secretaria de Vigilância em Saúde, que tem como “Definição de caso: Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza. ”

Na data de 22 de maio de 2020, o paciente recebeu visita domiciliar para monitorização do mesmo, relatando desconforto respiratório a leves esforços e afirmou início de sintomas a 8 dias. Não sendo observado quadro de tosse. Realizados sinais vitais no momento: Saturação 94%; Pressão arterial 120 x 80 mmHg; Temperatura 37.1 °C. No mesmo momento entrou-se em contato com a médica da unidade que orientou encaminhar o paciente ao Pronto Atendimento Municipal.

Paciente deu entrada no Pronto Atendimento Municipal em 22 de maio de 2020, passou por consulta médica na qual referiu cefaleia e febre há 2 dias, evoluindo com mialgia. Sinais vitais: Saturação 98%; Pressão arterial 120 x 90 mmHg; Temperatura 36 °C. Realizado teste rápido para COVID-19, obtendo resultado negativo. Segundo palavras da esposa do paciente, o mesmo sempre se sente assim quando apresenta gripe. Conduta médica: Ibuprofeno 600mg, 1 comprimido, de 8/8 horas, para dores musculares, febre ou cefaleia; Dipirona 500mg, 1 comprimido, de 6/6 horas, se febre ou dor; Nimesulide 100mg, 1 comprimido, de até 12/12 horas, se dor muscular; Orientações gerais.

Em 25 de maio de 2020, no período da manhã, o paciente volta a procurar a equipe de saúde do Estratégia de Saúde da Família de Mata Velha, passou por consulta médica com queixa de febre há 1 semana (37.7°C/ 37.8°C – SIC), associado a dor lombar e tosse referida. Sinais vitais: Peso 77.700 Kg; Pressão arterial 100 x 70 mmHg; Saturação 96%; Frequência cardíaca: 99 bpm. Conduta: Dipirona 1G, 1 comprimido, de 6/6 horas, se dor ou febre; Koide D xarope, 10 ml, de 8/8 horas; Orientações gerais. Na mesma data, a equipe de saúde entrou com contato com o paciente para realizar o monitoramento do mesmo, que relatou leve cansaço, porém com melhora do quadro geral.

Na data de 27 de maio de 2020, o paciente buscou atendimento médico no Pronto Atendimento Municipal, com queixa de febre, tosse e dispneia, referindo início em 20/05/2020. Apresentando sinais vitais: Pressão arterial 100 x 60 mmHg; Saturação 95%; Temperatura 38,3 °C. Recebeu suporte de oxigenoterapia, foi medicado, notificado e encaminhado para a UPA de Guarabira, que no momento é o centro de referência COVID-19 do município de Araruna – PB. O paciente foi transferido na ambulância do Pronto Atendimento Municipal, com a presença de enfermeira do plantão, aguardado o atendimento e avaliação médica, realização de exames, inclusive o teste sorológico para COVID-19, obtendo resultado negativo.

Em 03 de junho de 2020, na ausência de melhora dos sintomas, o paciente realizou, por conta própria, uma tomografia computadorizada de tórax que evidenciou achados compatíveis com patologias pulmonares, incluindo COVID-19. Diante disso, a Secretaria Municipal de Araruna, disponibilizou um novo teste rápido COVID-19, para obter resolução do caso. O teste realizado em 03/06/2020 teve resultado positivo. Em 05/06/2020 a enfermeira entrou em contato com o paciente, onde o mesmo relata está razoável, com tosse, as dores no corpo passaram, as vezes cansa, e não teve mais febre. Está em uso de medicação.

Como se vê do até agora relatado, a Secretaria Municipal de Saúde, através de seus profissionais, prestou ao paciente todo o atendimento protocolar exigido para casos de COVID-19, que se encontra fartamente documentado.

Esta é a verdade.

Araruna, 05/06/2020.

 

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Cotidiano

Policiais Militares do 3º BPM prenderam um homem e uma mulher suspeitos do crime de latrocínio, roubo seguido de morte, na tarde desse sábado...

Cotidiano

Uma pesquisa realizada pela Skol Diálogos em parceria com o  Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope), mostrou que no Brasil, 92% das pessoas...

Cotidiano

Para estimular as vendas natalinas e de final de ano a Prefeitura de Princesa e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Princesa Isabel (CDL)...

Cotidiano

O cantor campinense Marcos Freire estará participando no próximo domingo (17) do quadro “Passa ou Repassa” do programa Domingo Legal do SBT. A sua...

Copyright © 2020 js freelas.