A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou o projeto de Resolução 323/21, de autoria da Mesa Diretora e do deputado Tovar Correia Lima (PSDB), que institui no âmbito da Casa a Comissão de Juventude, Esporte e Lazer. A estrutura visa atuar de forma construtiva na construção de uma pauta permanente para o desenvolvimento e a propagação do esporte em todo o estado.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) aponta que 38% das escolas públicas e privadas do Brasil possuem condições precárias para a promoção de atividades físicas e esportivas e somente 0,03% oferecem uma cultura e infraestrutura instituída de valorização e promoção do esporte.
“Precisamos mudar essa realidade. O esporte pensado na perspectiva da educação integral se torna uma ferramenta para o desenvolvimento de habilidades e competências de crianças e jovens. A pandemia do novo coronavírus trouxe à tona que os eventos esportivos e a prática de atividades físicas em nosso estado devem ter um maior protagonismo e defesa. A Paraíba é um estado balizado em eventos e entretenimentos. É mundialmente reconhecido de diversas atividades que movimentam a economia e proporcionam o desenvolvimento”, destacou Tovar.
De acordo com o deputado, apesar dos avanços legislativos dos últimos anos na Paraíba, percebe-se que o esporte é uma pauta que precisa avançar significativamente, principalmente após a superação de um quadro de pandemia mundial. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o esporte é uma das grandes buscas humanas, um modelo de trabalho em equipe, uma plataforma de excelência individual e um motor de crescimento econômico para toda a sociedade.
“Entendemos ser necessário o envolvimento de toda a sociedade civil na elaboração de uma agenda positiva que vise estabelecer condições de igualdade e justiça na inserção do esporte na vida da sociedade. E por entender que o Parlamento paraibano deve estabelecer um canal para aprofundar o debate sobre os interesses, o desenvolvimento e defesa do esporte em nosso estado, criaremos um ambiente específico e propício para a participação do legislativo e da sociedade civil na elaboração de alternativas que assegurem a promoção do esporte”, defendeu Tovar.