Brasil ocupa penúltimo lugar no ranking de competitividade e Pedro afirma que “desenvolvimento educacional e econômico caminham lado a lado” – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Brasil ocupa penúltimo lugar no ranking de competitividade e Pedro afirma que “desenvolvimento educacional e econômico caminham lado a lado”

Foto: Assessoria
O Brasil ocupa a penúltima posição no ranking que avalia 18 países com perfis socioeconômicos semelhantes, ficando à frente apenas da Argentina, segundo o relatório Competitividade Brasil 2019-2020 da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A publicação também aponta que o País está na mesma posição há dez anos. O ambiente de negócios brasileiro também é mal avaliado no Ranking de Facilidade de se Fazer Negócios, ocupando a 124º posição entre 190 países.

Para o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), coordenador de Educação da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado, o resultado também é consequência da falta de investimentos na educação, que gera reflexos para diversos setores, incluindo a economia.

“O desenvolvimento educacional e o desenvolvimento econômico caminham lado a lado. O Brasil não pode continuar com índices educacionais abaixo da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Frente Parlamentar pelo Livre Mercado vai continuar trabalhando para que pautas como a vinculação de repasses ao desempenho, como aconteceu com a aprovação do novo Fundeb, continuem avançando”, comentou o parlamentar.

Além da posição desfavorável em ranking de competitividade, em 2020, de acordo com os Dados da Pesquisa “Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas”, realizada pelo IBGE, mais de 700 mil empresas fecharam e 70% das 2,7 milhões que continuaram abertas sentiram os impactos financeiros da crise sanitária.

Visando reverter este quadro, a Frente Parlamentar pelo Livre Mercado (FPLM) anunciou parceria com o Instituto Livre Mercado para reforçar as ações em prol do desenvolvimento econômico e da geração de emprego a partir do Poder Legislativo. A meta é tornar o Brasil um país livre do excesso de burocracia e facilitar a geração de riqueza.

A partir desse projeto de cooperação, o Instituto Livre Mercado analisará as pautas tributárias, administrativas e regulatórias no Congresso e apresentará regularmente relatórios técnicos, que servirão de insumos para os parlamentares se posicionarem.  Com a parceria, o Instituto Livre Mercado e a Frente Parlamentar pelo Livre Mercado prometem diálogo aberto com setor produtivo, sociedade civil organizada e Academia.

Frente Parlamentar – Presidida pelo deputado Kim Kataguiri (DEM), a Frente conta com a participação de 203 dos 513 deputados federais. “Queremos o Brasil entre as 30 melhores economias para se fazer negócios no ranking Doing Business, do Banco Mundial. E quem mais vai ganhar com isso é o cidadão, que vai ter mais liberdade para trabalhar e gerar emprego”, defende Kataguiri.

Entre os 20 fundadores do Instituto Livre Mercado estão empresários, integrantes da sociedade civil organizada e alguns membros que acumulam passagem pelo setor público também, como o empresário Salim Mattar, ex-secretário de Desestatização, e Paulo Uebel, ex-secretário especial de Desburocratização. Ambos pediram demissão do Ministério da Economia em agosto, insatisfeitos com a condução de suas agendas no governo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

Em postagem feita agora há pouco no Twitter, o governador João Azevêdo (Cidadania) afirma ser falsa a informação de que as estradas durante o...

Política

A Paraíba recebeu neste domingo (20) mais 129.250 doses da vacina Astrazeneca que serão distribuídas com os 223 municípios para avanço no processo de...

Política

Os animais de estimação estão presentes em uma quantidade considerável de lares brasileiros. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto...

Política

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, continua internado na UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com o mesmo protocolo terapêutico recomendado pelo...

Copyright © 2020 js freelas.