Creis de João Pessoa abrem as portas e recebem crianças de 3 anos, de forma presencial – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Creis de João Pessoa abrem as portas e recebem crianças de 3 anos, de forma presencial

Às 7h da manhã desta segunda-feira (16), 85 Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e 55 escolas municipais voltaram a abrir as portas para receber as crianças, nesse primeiro momento de retomada, de 3 anos de idade e alunos da Educação Especial. O retorno das atividades presenciais na Rede Municipal de Ensino foi acompanhado de perto pela secretária de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), América Castro.

“Estamos fazendo essa retomada, hoje, com muita alegria e emoção, depois de mais de um ano com as unidades de ensino fechadas. Presenciamos a alegria de todas as crianças, da comunidade escolar e todos os profissionais da educação com essa retomada. Estamos seguindo todas as normas dos órgãos educacionais, que orientam nacionalmente as unidades escolares do Brasil. Temos crença em Deus que tudo vai dar certo. Escola sem aluno não existe”, disse América Castro.

Ao chegar nos portões das unidades dos Creis, as mães puderam presenciar tudo sinalizado, higienizado e com o filho sendo acolhido. Fatores que trouxeram mais segurança para Ana Priscila, mãe de João Pedro Cardoso.

“Estou muito feliz e esse momento foi muito esperado. Espero que tudo dê certo, seguindo as normas corretamente, para darmos continuidade a esse novo normal. Eu já estava segura em trazer meu filho e quando cheguei aqui na creche hoje cedo fiquei mais segura ao ver a organização”, disse a mãe.

Na unidade de ensino, a família se despede da criança no portão da escola, a bolsa é higienizada e em seguida o aluno é conduzido até a sala de aula. Lá as carteiras estão todas marcadas indicando quais as crianças poderão sentar, mantendo o distanciamento necessário.

A diretora do Crei Stelina Nunes de Magalhães, que fica no bairro Ernani Sátiro, Mércia Maria Coutinho, não conteve a emoção ao ver os alunos retornando para a unidade de ensino. “Uma emoção muito grande que encheu meu coração de alegria, de esperança, apesar dos dias difíceis que todos nós estamos vivendo, mas que vai passar com a ajuda de todos. Estamos acolhendo essas crianças da forma mais prazerosa”, falou a diretora, com os olhos em lágrimas.

O Crei Stelina Nunes de Magalhães, que atende 30 crianças na idade de 3 anos, recebeu 50% da sua capacidade. As crianças vão retornar para casa no final da tarde, após terem feito as cinco refeições que são oferecidas.

A organização dos grupos se dará da seguinte forma: cada turma será dividida em dois grupos, A e B, com alternância s emanal no atendimento presencial.

Na semana do atendimento presencial do grupo A, o grupo B estará com atividades lúdicas/pedagógicas em casa, orientadas pelo professor. Na semana seguinte, acontecerá o inverso, com atendimento presencial para o grupo B.

Uso de máscaras – O uso da máscara também será obrigatório. Para os estudantes com deficiência, o uso deverá acontecer de acordo com a necessidade apontada por uma avaliação individualizada, de acordo com o laudo médico do estudante.

O procedimento de higienização e a troca das máscaras e de outros eventuais equipamentos de proteção deverão ser feitos pelo profissional de apoio antes do atendimento a cada novo estudante.

CALENDÁRIO DE RETORNO PRESENCIAL DAS AULAS

16/08 – Educação Especial / Creis (3 anos)

01/09 – Creis e Escolas (4 a 5 anos)

08/09 – 1° e 2° anos do Ensino Fundamental/ Ciclos I e II do EJA

15/09 – 3° ao 5° anos do Ensino Fundamental

22/09 – 6° e 7° anos do Ensino Fundamental / Ciclos III e IV do EJA

29/09 – 8° e 9° anos do Ensino Fundamental / Creis (2 anos e berçário)

SEMANAS ALTERNADAS

CREIS
1° Semana – Grupo A
2° Semana – Grupo B

PRÉ-ESCOLA / ANOS INICIAIS E FINAIS / EJA
1ª Semana –
Grupo A: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)

2ª Semana –
Grupo B: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (22) a proposta de emenda à Constituição da reforma eleitoral (PEC 28/2021), mas rejeitou a volta das...

Política

A Prefeitura de João Pessoa continua, nesta quinta-feira (23), sua campanha de imunização contra a Covid-19 com a aplicação da primeira dose para o...

Política

A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) defendeu nesta quarta-feira (22), ao lado do prefeito José Aldemir (Progressistas), a instalação do Instituto Federal de Educação,...

Política

Quinze cachaças paraibanas foram premiadas na 20ª Edição do Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil – Premiação 2021. Para o deputado estadual e...

Copyright © 2020 js freelas.