A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) destacou nesta terça-feira (23), durante sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a nova determinação do Ministério da Saúde em realizar a aplicação das doses da vacina contra covid-19 sem mais guardar as segundas doses. Para a deputada, essa iniciativa vai garantir o avanço da vacinação em todo o país.
“É muito importante que a vacina chegue ao máximo de pessoas possíveis para que possamos barrar o avanço da covid-19. A determinação do Ministério da Saúde aos municípios vai garantir que mais pessoas sejam vacinadas com as primeiras doses. Isso vai garantir que possamos nos livrar dessa doença de uma forma mais rápida”, disse a deputada.
Ainda na sessão, Doutora Paula parabenizou a deputada Camila Toscano pelo projeto de Lei 687/2019, de autoria da deputada estadual Camila Toscano (PSDB), que institui a utilização de tornozeleiras eletrônica por homens que praticam violência doméstica e familiar. A propositura institui o monitoramento eletrônico do agressor de violência doméstica e familiar contra a mulher, seus familiares e ou testemunhas, que esteja cumprindo alguma das Medidas Protetivas de Urgência.
Doutora Paula lembrou na ocasião, da violência que causou a morte de Henry Borel Medeiros, de 4 anos, ocorrida no último dia 8 no apartamento em que vivia com a mãe e o padrasto, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio). “Temos visto um aumento da violência contra a mulher e também da violência familiar. A morte dessa criança foi brutal. Precisamos de mais leis de proteção e essa apresentada pela deputada Camila garante isso”, disse.
Luto
A deputada lamentou a morte da prefeita de Coremas, Francisca das Chagas, mais conhecida por Chaguinha, aos 62 anos, vítima da covid-19. A gestora estava internada em um hospital particular de João Pessoa lutando contra a doença, mas não resistiu.
Chaguinha foi reeleita em 2020 prefeita de Coremas com 54,64% dos votos. A prefeita era natural do município de Pombal, no Sertão paraibano. A prefeita chegou a assinar o protocolo de intenções para aderir ao Consórcio Público que deve ser criado pela Frente Nacional de Prefeitos para adquirir vacinas contra a covid-19.