Empresários do Curimataú e Cariri debatem com governador implantação do Polo Industrial de Soledade – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Empresários do Curimataú e Cariri debatem com governador implantação do Polo Industrial de Soledade

Empresários do setor de mineração da região do Cariri Oriental, Serido e Curimataú do Estado se reuniram com o governador João Azevedo para pedir apoio do Governo do Estado para a implantação do polo industrial de mineração, que esta sendo desenvolvido para ser abrigado no município de Soledade.

A reunião com o governador aconteceu durante agenda do gestor na região e foi organizado pelo prefeito Geraldo Moura, entusiasta e idealizador da iniciativa. O encontro faz parte dos esforços que a Prefeitura de Soledade vem desempenhando para viabilizar a obra. Ele explicou que atual fase do projeto foi apresentada ao governador, que reiterou o apoio do Estado para atender as demandas de infraestrutura.

“A presença do governador na nossa região foi uma novidade impactante e tivemos a oportunidade de apresentar para ele o andamento do projeto. Ele assumiu o compromisso com a prefeitura e com os empresários de dar o total o apoio para a construção do polo industrial, viabilizando toda a estrutura necessária nas suas fases de implantação”, enfatizou Geraldo Moura.

Segundo o gestor municipal, o projeto de desenvolvimento do complexo está na fase de levantamento preliminar, que já identificou carências na infraestrutura e logística. Para solucionar essas demandas, será necessário o melhoramento da área para o escoamento dos produtos resultantes da mineração e a construção de uma malha rodoviária nos entornos do polo industrial, por exemplo.

“Temos uma expectativa de que 40 novas indústrias, que usam o minério como fonte a principal matéria-prima, atuarão no polo de Soledade. Elas vão gerar muito emprego e renda não apenas para a nossa cidade, como para toda a região. E, para isso, fiz visitas institucionais na Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), PBGás, Energisa e Cagepa, para que o projeto seja viável”, ressaltou o prefeito.

Polo

A sede do polo industrial no setor de mineração será instalada no município de Soledade, situada a 178 km da Capital João Pessoa. O objetivo é atrair empresas que atuam na manufatura de minérios, a exemplos de fabricantes de louças e de tintas, e que vão encontrar no município o cenário ideal para abrigar suas operações: estrutura adequada e o ponto de convergência entre os municípios produtores da matéria-prima.

Soledade está no centro de oito municípios que são grandes produtores de minério no Nordeste. Apenas das regiões do Cariri, Curimataú e Seridó da Paraíba saem 90% do minério Bentonita utilizados pelas fábricas de todo o Brasil. Além disso, nas regiões é possível encontrar diversos tipos de minerais para construção civil e argila para cerâmica vermelha.

O complexo industrial será construído com terreno cedido pela prefeitura às margens da BR-230 e vai contribuir para o desenvolvimento econômico da região, gerando milhares de empregos e movimentando a economia do estado.

Segurança pública

No mesmo dia da reunião com os empresários, o governador João Azevedo também se reuniu com representantes da Guarda Civil Municipal de Soledade, que entregaram ao gestor um ofício de solicitação de duas viaturas para a cidade. O pedido foi protocolado pelo comandante Jonathas Souza e servirá para estruturar as patrulhas policiais. Segundo o prefeito Geraldo Moura, a Guarda Civil de Soledade está na fase final de treinamento, já possuem armamento e Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), e contam com as viaturas para as rondas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) na Paraíba lançou nesta quinta-feira (11), Dia da Justiça, a segunda fase da campanha de combate à violência...

Política

A Prefeitura de João Pessoa segue, nesta sexta-feira (12), com as ações da campanha de vacinação contra a Covid-19 na rede pública de saúde...

Política

Reunido em sessão ordinária híbrida, nesta 4ª feira (10), sob a presidência do conselheiro Nominando Diniz – em virtude de viagem institucional do presidente...

Política

A vereadora Fabíola Rezende (PSB) alertou para a campanha “Agosto Verde”, que visa conscientizar sobre a leishmaniose, doença que acomete cães, que é transmitida...

Copyright © 2020 js freelas.