As escolhas feitas pelo prefeito de Sobrado, Léo Martins, podem gerar uma fatura cara para as eleições de 2024. Alguns dos sinais da aliança feita pelo gestor com oposicionistas históricos do município já começas a aparecer. O primeiro deles foi o rompimento político com o ex-prefeito George Coelho, aliado de primeira hora do governador João Azevêdo. Na semana passada, outro sinal do percurso tortuoso de Léo apareceu durante sessão da Câmara Municipal.
O ex-presidente da Câmara de Sobrado, Marlon Brando, anunciou durante sessão especial, o rompimento político com o prefeito Léo Martins e a consequente saída da base de apoio do gestor na Casa. O parlamentar, que agora fará um mandato independente, disse que não tinha como permanecer apoiando a gestão depois de alianças feitas pelo prefeito no município.
Alianças essas consideradas por muitos sobradenses uma traição do prefeito Léo a aliados históricos como George Coelho e Marlon Brand, além do governador João Azevêdo. As escolhas do prefeito por oposicionistas históricos no município já começaram a render frutos ao gestor. Os votos, o que de fato interessa a Léo, só saberemos se terá nas eleições do próximo ano, mas as baixas no caminho já começaram a aparecer.
É esperado para os próximos capítulos dessa novela, novas defecções no exército da gestão municipal. No final das contas, é importante a avaliação do prefeito nesse processo de escolhas dentro de Sobrado. Será que vai valer a pena a troca de aliados novos por aqueles aliados que o colocaram na Prefeitura?
A resposta só em outubro de 2024. Até lá, o prefeito Léo terá muito trabalho para segurar a base política no município e mais que isso, segurar o apoio do governador João Azevêdo que pode optar por outro nome na disputa pela Prefeitura de Sobrado.
Apesar do trabalho em manter a base e o apoio da população, Léo terá que lutar por espaço no seu partido, o PSB, se quiser disputar a reeleição pela legenda. É que o presidente do partido na cidade é o ex-prefeito George Coelho que tem toda a autonomia da Executiva Estadual para comandar o processo eleitoral em Sobrado.
De fato, o prefeito Léo não terá uma caminhada fácil rumo a sucessão de 2024.