Estado e Prefeitura se unem para impedir lançamento de esgotos no mar em João Pessoa – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Estado e Prefeitura se unem para impedir lançamento de esgotos no mar em João Pessoa

Foto: Secom-JP (Sérgio Lucena)

O prefeito Cícero Lucena e o governador do Estado, João Azevedo, estiveram nesta sexta-feira (08), na praia de Tambaú, para dar início à nova etapa do projeto Praia Limpa, que objetiva coibir o lançamento de esgotos nas praias da Capital. Esta é a primeira de uma série de ações conjuntas entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Governo do Estado nas áreas de infraestrutura e meio ambiente.

“Esta parceria vai identificar, com uso de tecnologia, se há ligações clandestinas das águas pluviais para a rede de esgoto ou esgoto direcionado para as redes pluviais. O resultado serão praias mais limpas, mais seguras para os banhistas e para receber bem os turistas em nossa cidade”, explicou Cícero Lucena. De acordo com o prefeito, seis dessas ligações serão fechadas ainda neste primeiro dia.

O governador João Azevedo afirmou que a ação também tem caráter preventivo. “É um trabalho a princípio educativo, mostrando às pessoas como as redes funcionam. As equipes vão identificar as ligações, orientar os proprietários para tomar providências e, caso isso não ocorra, iremos fazer a vedação e aplicar a multa”, explicou.

A identificação dessas ligações vai ser feita com tecnologia avançada, por meio de um maquinário que percorre as galerias e tubulações, mesmo aquelas mais finas, permitindo identificar o imóvel irregular. Uma vez identificada, a ligação pode ser encerrada e o fluxo redirecionado para a rede adequada, seja a de esgotamento ou de escoamento pluvial.
As equipes também irão visitar cada imóvel da orla fazendo um trabalho educativo. A primeira fase compreende os imóveis entre o Retão de Manaíra e a Avenida Ruy Carneiro, a segunda vai até a Avenida Epitácio Pessoa e as demais vias nas orlas de Cabo Branco e Bessa, respectivamente.

Convênio

A ação que será iniciada nesta sexta-feira (8) reforça a parceria institucional da Prefeitura Municipal e o Governo do Estado para melhorias na cidade de João Pessoa. Um termo de convênio e cooperação foi celebrado pelas duas instâncias de poder, para realização conjunta de serviços de abastecimento d’água, esgotamento sanitário e drenagem urbana na Capital paraibana.

O prefeito esteve acompanhado do presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, e dos secretários municipais do Meio Ambiente, Welison Silveira; Planejamento, José William Montenegro; Seinfra, Rubens Falcão; e Turismo, Daniel Rodrigues.

Também estiveram presentes os secretários de Estado da Infraestrutura, Deusdete Queiroga, o chefe de gabinete, Ronaldo Guerra, e o diretor operacional da Cagepa, Simão Almeida.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A Prefeitura de João Pessoa retoma a vacinação da segunda dose contra a Covid-19, nesta segunda-feira (21), para pessoas que já atingiram o prazo...

Política

Em postagem feita agora há pouco no Twitter, o governador João Azevêdo (Cidadania) afirma ser falsa a informação de que as estradas durante o...

Política

A Paraíba recebeu neste domingo (20) mais 129.250 doses da vacina Astrazeneca que serão distribuídas com os 223 municípios para avanço no processo de...

Política

Os animais de estimação estão presentes em uma quantidade considerável de lares brasileiros. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto...

Copyright © 2020 js freelas.