Lei de Camila inclui festividades do Padre Ibiapina no Calendário Turístico da Paraíba – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Lei de Camila inclui festividades do Padre Ibiapina no Calendário Turístico da Paraíba

O turismo religioso movimenta R$15 bilhões por ano, gerando 200 mil empregos diretos e indiretos no país e sendo responsável por 18 milhões de viagens domésticas, segundo dados do Ministério do Turismo. A Organização Mundial do Turismo (OMT) aponta que são 340 milhões de turistas no mundo, viajando a lugares sagrados que possuem templos, igrejas, mesquitas, sinagogas e outros locais de culto, para vivenciar experiências espirituais e religiosas.

Esse segmento do turismo gera emprego e renda e ainda preserva tradições. Na Paraíba, a deputada estadual Camila Toscano (PSDB) é autora da Lei 10.473/2015 que inclui o dia dos festejos em memória do Padre Ibiapina no Calendário Turístico da Paraíba. A festa é realizada no distrito de Santa Fé, localizado no município de Solânea, no dia 19 de fevereiro, data da morte do religioso.

“Os festejos em memória do Padre Ibiapina movimentam a região, trazendo um volume grande de pessoas para Solânea, que compram no comércio local, que utilizam serviços. Nossa região do Brejo é rica em cultura e manifestações religiosas. Temos igrejas bonitas, festas e manifestações e santuários que atraem turistas impulsionados pela fé. Precisamos valorizar e profissionalizar este tipo de turismo, aproveitando essa nossa vocação”, disse.

A lei estabelece que a Associação Comunitária Padre Ibiapina de Santa Fé é autorizada a promover e desenvolver, em parceria com o Poder Público, atividades culturais e artísticas através das mostras das obras missionárias do padre. De acordo com a legislação, também compete à Associação Comunitária, em parceria com o Poder Público, definir as lideranças para as finalidades do projeto, bem como, os responsáveis por cada etapa do processo, tanto na elaboração da agenda do evento, como a sua estrutura física, utilizando a área própria, equipamentos e auditórios já existentes.

Programação

A Diocese de Guarabira e a Direção do Santuário Padre Ibiapina prepararam uma programação especial em alusão aos 141 Anos de morte do religioso. Entre as atividades estão missas, ofício, romaria, entre outras, que serão iniciadas às 6h. Também será realizada uma missa, a partir das 16h, que será presidida pelo cardeal Dom Paulo Cézar Costa, arcebispo de Brasília. Mais informações podem ser encontradas no Instagram @santuariopadreibiapina.

O Padre

O padre José Antônio de Maria Ibiapina nasceu em Sobral, no Ceará, em 1806, e morreu em Santa Fé, na Paraíba, em 1883. Foi advogado e juiz de direito. Depois de viúvo, percebendo que a justiça estava apenas a serviço dos grandes senhores da época, ele abandonou a sua carreira e ordenou-se padre. Ibiapina atuou no sertão nordestino, criando toda uma infraestrutura que favorecesse a vida das comunidades mais carentes, construindo açudes, os primeiros hospitais da região e casas para acolher crianças abandonadas e pessoas idosas. Ele é chamado de ‘Apóstolo do Nordeste’ e está em processo de beatificação.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + quatro =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 471 vagas de emprego, em 12 municípios paraibanos, na próxima segunda-feira (15). João Pessoa, com...

Política

O São João de Sapé vai contar com a participação de quase 30 artistas, incluindo Xand Avião, Zé Vaqueiro, Maiara e Maraísa e Israel...

Política

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz, em companhia do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Marcílio Toscano...

Política

O Colégio de Procuradores de Justiça aprovou, durante a 5ª sessão ordinária de 2024, voto de aplauso a Federação das Associações de Municípios da...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.