Lei de Tovar institui na Paraíba a Semana Estadual do Forró – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Lei de Tovar institui na Paraíba a Semana Estadual do Forró

Tradição cultural em toda região Nordeste e com fortes raízes na Paraíba, o Forró ganha destaque no estado com a Lei 13.055/24, de autoria dos deputados Tovar Correia Lima (PSDB) e Eduardo Carneiro (Solidariedade), que institui a Semana Estadual do Forró, que será  comemorada na semana do dia 13 de dezembro. Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forro pé de serra.

De acordo com Tovar, a Assembleia Legislativa (ALPB) terá um papel fundamental com a promoção de sessões especiais, audiências públicas e afins, com a finalidade de promover a cultura através do forró e homenagear os artistas, sobretudo os regionais.

O mais importante divulgador do forró foi o músico Luiz Gonzaga, pernambucano, o Rei do Baião, como era mais conhecido. Na sua definição Forró é baile de ponta de rua, dentro da zona boêmia, de letra provocante e geralmente insultuosa, contando proezas e valentias. A primeira gravação em disco, cujo título evidenciava a palavra Forró, como local de dança foi em 1949, por Luiz Gonzaga. Gonzaga gravou o Baião intitulado “Forró de Mané Vito”, dele em parceria com Zé Dantas, que mostravam muitas das características dos forrós.

Devido à importância de Luiz Gonzaga para esse ritmo, foi escolhido o dia 13 de dezembro, aniversário de nascimento do artista, para dar início a “Semana Estadual do Forró” que contará com o apoio da Casa Legislativa. Na data já é celebrado o Dia Nacional do Forró.

Forró

De acordo com pesquisadores o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse. Segundo alguns historiadores o nome Forró era usado só para designar o local onde aconteciam os bailes e só mais tarde foi caracterizado como estilo musical, derivado do Baião.

Forró também é redução de “forrobodó”, termo africano que quer dizer: arrasta-pé, confusão, farra, desordem, rolo. A origem da palavra forró é a de significar um baile comum, sem etiqueta, denominada pelo povo de “Forrobodó”, e, que, com o passar do tempo, por ser mais fácil pronunciar, acabou virando “forró”.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + onze =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) conclama prefeitos e prefeitas da Paraíba a votarem na ‘chapa da renovação’, na eleição da...

Política

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, reunida na manhã desta terça-feira (20), impôs ao prefeito de Cacimba de Areia, Paulo Rogério...

Política

Os parlamentares estaduais aprovaram, nesta terça-feira (20), o projeto de lei 895/2023 de autoria da deputada Camila Toscano (PSDB), que institui a Campanha de...

Política

“É difícil viver em uma área de risco, principalmente na beira do rio”. O desabafo é da dona de casa Cleide Ambrósio, que vivia...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.