Ministério da Saúde avalia implementação no SUS de Projeto da deputada Edna Henrique “Hora do Colinho” – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Ministério da Saúde avalia implementação no SUS de Projeto da deputada Edna Henrique “Hora do Colinho”

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recebeu nesta quarta-feira (1/9), a deputada federal Edna Henrique (PSDB-PB), autora do Projeto de Lei 2956/2021, que institui em âmbito nacional a “Hora do colinho”.

Acompanhada pela presidente do Cofen, Betânia Santos, e pela enfermeira Mariluce de Sá, idealizadora da iniciativa, a deputada apresentou o projeto ao ministro.

Queiroga vai avaliar com sua equipe técnica a possibilidade de implementação do protocolo como política pública no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O protocolo estabelece o acolhimento humanizado a recém-nascidos que, por algum motivo, tenham sido privados do acompanhamento materno e de familiares durante a hospitalização.

Implementado inicialmente na maternidade estadual Frei Damião (PB) para atender órfãos da pandemia ou bebês cujas mães se encontravam em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), o projeto chamou a atenção da deputada. “O amor cura”, afirma Edna Henrique, que propôs a implementação nacional, expandindo-o para outras unidades hospitalares.

Sensibilizada pela perda recente do marido, na pandemia de covid-19, a deputada ressaltou a importância do acolhimento aos órfãos da covid-19 e outros bebês privados de contato materno.

“Enfermagem é a mão que cuida, mas também é o colo que acalenta”, define a enfermeira Mariluce. O tempo de colo é ajustado conforme a demanda do bebê. A técnica aprimora a respiração e promove a expansão da caixa torácica do bebê, o que auxilia o funcionamento do intestino e do estômago.

Respaldo técnico

A Hora do Colinho recebeu parecer técnico favorável do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), reconhecendo a legalidade e adequação do Protocolo Operacional Padrão (POP), com potencial de replicação. O parecer destaca a importância do acolhimento e do colo para o desenvolvimento do recém-nascido.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O governador João Azevêdo anuncia oficialmente, nesta quinta-feira (9), o cumprimento da meta do Programa Opera Paraíba, cuja previsão inicial era atingir 12 mil...

Política

O presidente do diretório municipal do MDB e vereador de João Pessoa, Mikika Leitão, participa nesta quinta-feira (08), do Encontro Nacional do MDB que...

Política

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) participou, na tarde desta terça-feira (7), do II Encontro do Programa de Proteção para Crianças...

Política

O PTB é o primeiro partido de oposição ao governador João Azevêdo (Cidadania) a lançar uma candidatura própria ao Governo do Estado. Em reunião...

Copyright © 2020 js freelas.