Morre em João Pessoa o ex-governador Wilson Braga vítima do coronavírus - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Morre em João Pessoa o ex-governador Wilson Braga vítima do coronavírus

Exerceu cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador da Paraíba, Vereador e Prefeito de João Pessoa

Foto: Divulgação

O ex-governador da Paraíba, Wilson Braga, morreu neste domingo (17), às 23h, aos 88 anos, no Hospital Nossa Senhora das Neves, onde estava internado desde o dia 1ª de maio com sintomas de da Covid-19, logo após confirmada por meio de teste. O sepultamento aconteceu na manhã desta segunda-feira (18) no Cemitério Parque das Acácias, onde o corpo do líder político foi enterrado ao lado da esposa, Lúcia Braga, que também foi vítima do coronavírus, morrendo no último dia 8 deste mês.

Pelas redes sociais, o neto Thiago Braga lamentou a morte do avô. “O dia do adeus infelizmente chegou! Depois uma brava luta contra a Covid 19, nosso eterno governador partiu para os braços do pai, lá se encontra agora com seu grande amor, minha vó Lúcia, com o seu xodó minha tia Patrícia e com o meu pai Marcelo. Hoje é dia de festa no céu, pois a família está reunida novamente”, disse.

Bacharel pela Faculdade de Direito da Paraíba, em João Pessoa, Wilson Leite Braga, presidiu a Casa do Estudante, instituição mantida com verbas federais e estaduais, destinada a abrigar os jovens que iam estudar na capital. Ligado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), na condição de secretário de relações internacionais da União Nacional dos Estudantes (UNE) esteve em Praga, na Tchecoslováquia, participando de um encontro internacional da Juventude Comunista. Na ocasião conheceu e fez amizade com Enrico Berlinguer, mais tarde líder e presidente do Partido Comunista Italiano (PCI).

Político tradicional, Wilson Braga já ocupou diversos cargos públicos, entre os quais:

Deputado Estadual (1955-1967 e 2011-2015)

Deputado Federal (1967-1982, 1995-1999, 1999-2003 e 2007-2011)

Vereador de João Pessoa (1993-1994)

Governador da Paraíba (1983-1986)

Prefeito de João Pessoa (1989-1990).

Governo Wilson Braga

Em novembro de 1982, concorrendo pelo PDS, tornou-se governador da Paraíba, derrotando o candidato do PMDB, deputado Antônio Mariz.

Logo que tomou posse Wilson Braga lançou o projeto Canaã, com vistas à captação e aproveitamento de recursos hídricos e a multiplicação de empregos no sertão semi-árido, duramente atingido pela seca. A idéia era reverter o declínio dos principais produtos agrícolas e industriais do estado que atravessava um momento de profunda crise econômica e financeira, inclusive com os salários do funcionalismo público em atraso.

Entre as suas realizações no governo destacou-se o projeto João de Barro, que criava estímulos às famílias desabrigadas para a construção de suas próprias casas, com material doado pelo estado, e que foi afinal adotado pelo Ministério do Interior, via repasses financeiros do Banco Nacional da Habitação (BNH).

A área social urbana ficou entregue à Fundação Social do Trabalho, presidida por sua mulher Lúcia Braga, que comandou a construção de 14 mil casas populares na periferia de João Pessoa, no chamado mutirão da habitação. Já o mutirão escolar, apoiado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES),  tinha em vista garantir matrícula a cerca de 30 mil crianças marginalizadas, utilizando todo tipo de acomodação, tais como campos de futebol, igrejas, clubes e galpões. O governo estadual garantia material escolar, merenda e atendimento médico-odontológico.

Pretendendo eleger-se ao Senado, Wilson Braga desincompatibilizou-se do cargo de governador da Paraíba no dia 14 de maio de 1986, passando-o ao desembargador Rivando Bezerra Cavalcanti, posto que tanto o vice-governador quanto o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Evaldo Gonçalves, eram candidatos a outros postos eletivos.

Acervo pessoal do ex-governador

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 5 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O deputado federal Mersinho Lucena (PP) recebeu, nesta sexta-feira (18), o apoio formal do vereador Ícaro Chaves (PODE) para as eleições de 2026, consolidando...

Política

A Polícia Federal (PF) cumpre mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na manhã desta sexta-feira (18). Advogados de defesa do ex-presidente confirmaram a operação. Ele é alvo de...

Política

A advogada paraibana Francisca Leite foi nomeada vice-presidente da Comissão Nacional da Igualdade Racial do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)....

Política

O governador João Azevêdo dialogou com a população da 14ª Região Geoadministrativa, na audiência do Orçamento Democrático, realizada nesta quinta-feira (17), na cidade de...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.