A 28ª avaliação o Plano Novo Normal para Paraíba (PNN-PB) publica o balanço das novas bandeiras que passa a vigorar nos 223 (duzentos e vinte e três) municípios do Estado, a partir desta segunda-feira (28). Nessa nova avaliação, 72% dos municípios paraibanos encontram-se em bandeira vermelha e bandeira laranja com o ressurgimento de municípios classificados em bandeira amarela, com 28% de representação. Na região polarizada pelo município de Princesa Isabel, todos os municípios continuam classificados com a bandeira laranja.
Além de Princesa, Tavares, Juru, Água Branca, Imaculada, São José de Princesa e Manaíra devem manter medidas mais restritivas para conter o avanço da doença nos próximos dias.
A nova avaliação mostra também uma evolução de bandeiras nos municípios mais próximos do litoral paraibano. Entre os 12 municípios da região metropolitana de João Pessoa, todos transitaram da bandeira laranja para a bandeira amarela, desde a última avaliação, como observado no quadro abaixo. Cabe sempre ressaltar que as transições para bandeiras de menor risco comparado como a bandeira amarela devem ser acompanhadas com ainda mais atenção e cautela pelas autoridades sanitárias locais, com vistas a que sigam sendo aperfeiçoadas as medidas de proteção sanitária dedicadas a frenar o crescimento de número de casos, internações hospitalares e óbitos pela covid-19.
Na 28ª avaliação pode-se também observar que a bandeira verde não foi atribuída a nenhum dos municípios paraibanos, como observado nas oito últimas avaliações. A atual avaliação do PNN-PB reúne bandeiras vermelhas e bandeiras laranjas, em 72% dos municípios paraibanos.