Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Francisca Motta celebrou os 120 anos de Patos, comemorados nesta terça-feira (24). Ela parabenizou os patoenses pela grandiosa história de trabalho e desenvolvimento, que conferiu à cidade os títulos de ‘Morada do Sol’ e ‘Capital do Sertão’.
A parlamentar, que tem Patos como berço político, destacou a veia empreendedora e visionária da população, na superação das adversidades, em mais de um século de existência. “Patos é um local de história rica, moldada nas raízes dos povos indígenas, e que construiu progresso, a partir do suor e da determinação do seu povo”, resgatou.
A cidade sertaneja possui localização privilegiada, distante pouco mais de 300 km da capital João Pessoa; sendo reconhecida como Pólo Coureiro-Calçadista, e como grande centro educacional e de saúde. Em 2011, por meio de uma lei estadual, foi criada a Região Metropolitana de Patos, referenciando mais de 250 mil habitantes, em todo o Sertão.
“Olhamos para o futuro com entusiasmo. Patos é uma cidade respeitada, lugar onde a modernidade e a tradição se completam. A inovação, a educação e o turismo de negócios têm florescido, e neste momento promissor que o município vive, estamos testemunhando grandes oportunidades chegando”, acrescentou Francisca.
Francisca Motta reiterou o sentimento de gratidão pela cidade, ao relatar momentos marcantes da sua trajetória pessoal. “Cheguei aos nove anos de idade, foi nesta cidade que estudei, constituí família, fui vice-prefeita, prefeita e deputada. Patos me deu tudo, e por isso, sou incansável nas lutas que os patoenses precisam travar, em prol de um futuro melhor”, lembrou.
A cidade que já teve quatro deputados estaduais com mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba, hoje é representada, unicamente, pelo mandato da deputada Francisca Motta, que reconheceu a responsabilidade.
“A confiança do povo de Patos em nossa força de trabalho é muito grande. Hoje, o nosso mandato representa uma população de mais de 100 mil habitantes. E esse povo não tem dúvida, sobre o quanto insistimos e até brigamos, quando se trata de garantir aquilo que é melhor para nossa gente. Desejo ao povo de Patos um futuro de muitas alegrias, oportunidades e prosperidade. Grandes obras e ações estão chegando, e a cidade sabe que a cada nova conquista, existe a marca da nossa dedicação”, completou.
Ela finalizou o discurso lembrando lutas históricas travadas em benefício do povo de Patos, a exemplo da conquista da Adutora Coremas – Sabugi; da implantação de UTIs no Hospital e Maternidade Regional, além do Hospital Infantil; implantação da CEASA; conjuntos habitacionais; estradas; eletrificação urbana e rural; órgãos estaduais; construção de praças estruturantes, além do maior programa de calçamentos já implantado na cidade, durante sua gestão como prefeita.
“O melhor vem agora. Através de uma grande parceria entre o nosso mandato, o mandato do deputado federal Hugo Motta, a gestão do prefeito Nabor Wanderley e o governador João Azevêdo, vem aí o novo Aeroporto Regional; o Hospital de Trauma; a Radioterapia no Hospital do Bem; mais casas populares, estradas, novo Centro de Convenções, Centro de Imagem, e muito mais. Patos está pronta para viver a melhor fase do seu desenvolvimento, e a Paraíba e o Brasil irão se surpreender, com tamanho potencial”, enfatizou.