No Fórum de Vice-governadores, Lígia Feliciano cobra de ministério programa nacional de reabilitação pós-covid – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

No Fórum de Vice-governadores, Lígia Feliciano cobra de ministério programa nacional de reabilitação pós-covid

A vice-governadora Lígia Feliciano participou, nessa quinta-feira (16) da reunião do Fórum Nacional de Vice-Governadores com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e representantes de todas as regiões do país. Ela cobrou do ministério a implantação de um programa nacional de reabilitação das sequelas pós-covid-19, uma campanha de conscientização  para a segunda dose da vacina e o teste de antígeno com vistas à volta das aulas híbridas. O fórum ocorreu no formato on-line.

Em sua participação, Lígia Feliciano reivindicou ao Ministério da Saúde a efetivação de um plano nacional para a reabilitação das pessoas que já contraíram o novo coronavírus, receberam alta médica, mas estão com sequelas da doença.

“Dentre as reivindicações ao ministro, cobrei justamente um programa nacional para a reabilitação do pós-covid. Nós sabemos que, no pós-covid, as pessoas ficam sequeladas e reduzem a qualidade de vida. Muitas vezes, elas ficam incapacitadas de trabalhar, com sequelas pulmonares, renais e até psicológicas. Eu pedi para que seja implantado um programa nacional específico para essas pessoas, desde os casos mais graves aos mais leves que ficam com transtornos psicológicos”, reforçou.

O ministro Marcelo Queiroga sinalizou que vai dar encaminhamento à questão e atender à reivindicação da vice-governadora da Paraíba. Com a redução dos casos de covid-19 e da taxa de ocupação de leitos, os recursos poderiam ser destinados para o programa de reabilitação dos sequelados pós-coronavírus.

A segunda solicitação ao ministério encaminhada pela vice-governadora foi o custeio do teste de antígeno para a covid-19 na área de educação. O exame é realizado para identificar a infecção de coronavírus nas pessoas. “Vão ser reiniciadas as aulas presenciais e híbridas. É preciso fazer os testes e um acompanhamento de professores, funcionários e alunos para que realmente voltem às atividades com segurança”, justificou.

Outra reivindicação ao Ministério da Saúde foi a realização de uma campanha nacional, incentivando as pessoas para que tomem a segunda dose da vacina contra a covid-19. “É importante essa conscientização das pessoas para ficar com a vacinação completa. O governo da Paraíba já faz essa campanha”,  destacou a vice-governadora.

O ministro ainda mostrou o plano de vacinação contra a covid-19 para  terceira dose de reforço para as pessoas acima de 70 anos e com comorbidades. “Como vice-governadora e médica, é importante neste momento debater e falar sobre a defesa da saúde do povo paraibano e do povo brasileiro”, concluiu Lígia Feliciano.

O Fórum Nacional de Vice-governadores do Brasil, que passou a ser permanente, tem como objetivos gerar articulação conjunta em pautas de interesse dos estados e abrir diálogo permanente entre vice-governadores e vice-governadoras.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O prefeito de Paulista, Valmar Arruda (PL), anunciou, nesta quarta-feira (26), sua adesão à base política do governador João Azevêdo. A decisão ocorreu após...

Política

Para quem ainda tinha dúvida se Francisca Motta (Republicanos) seria candidata à deputada estadual, agora pode ter certeza. É que na noite dessa quarta-feira...

Política

A Prefeitura de João Pessoa segue realizando a testagem de Covid-19 e, nesta quinta-feira (27), serão disponibilizados dois pontos para a população: no Centro...

Política

Os Ministérios Públicos da Paraíba, Federal e do Trabalha, em coletiva nesta quarta-feira (26), recomendaram a exigência do passaporte da vacina em escolas públicas...

Copyright © 2020 js freelas.