O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) participou nesta terça-feira (19) de uma reunião na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o reitor Valdiney Golveia para discutir a criação do curso de Medicina Veterinária no Campus de João Pessoa e a implantação de um hospital público. Durante o encontro, ficou definido que a UFPB vai elaborar um projeto de criação do curso e instalação do hospital veterinário, ao menor custo fixo possível, para que seja apresentado ao Ministério da Educação. O projeto começará a ser elaborado ainda esta semana
O deputado se comprometeu em fazer a defesa do projeto e também pedir o apoio da bancada federal paraibana no Congresso. “A gente sabe do momento econômico e da dificuldade orçamentária, então se fará um projeto com o menor custo fixo possível. O reitor se comprometeu em buscar soluções de remanejamento de uso do quadro atual. Uma vez o projeto pronto, vamos levar o tema ao Ministério da Educação e também pedir apoio da bancada federal no Congresso para garantir a conquista para Grande João Pessoa. Existe uma carência da proteção animal por parte do poder público e precisamos reavaliar essa situação no nosso estado”, afirmou o parlamentar.
O professor Francisco, que é um ativista da causa animal, agradeceu ao deputado Pedro e ao reitor Valdiney Golveia pelo interesse e empatia a ideia de criação do curso de medicina veterinária em João Pessoa. “Precisamos de fato, em uma população de 1,5 milhão de habitantes na Grande João Pessoa, de termos esse hospital para atender aos animais. Vamos buscar a realização desse projeto do curso de medicina veterinária e do hospital que é tão importante para Grande João Pessoa”, afirmou.
A reunião aconteceu na sede da reitora e contou com as presenças do coordenador do Núcleo de Justiça Animal da UFPB, Francisco Garcia; do diretor do Centro de Ciências Médicas, Eduardo Sérgio Soares Sousa; do diretor do Centro de Biotecnologia da UFPB, Jailson Rocha; da vice-presidente da Comissão de Direito e Bem Estar Animal, Renata Coelho; e da colaboradora do Núcleo de Justiça Animal, Teresa Cristina Grise.
Animais de rua
Pedro tem uma preocupação especial com a causa animal. Ele destinou emendas para compra de CastraMóveis em João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Guarabira e Cabedelo, pois a castração além de ser questão de saúde pública, reduz o sofrimento de gatos e cachorros. A Paraíba tem 80.511 cachorros e gatos em situação de rua, de acordo com a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que há um animal para cada cinco habitantes no país, e desse número, 10% se encontram em situação de abandono. No Brasil são 30 milhões de animais abandonados.