População destaca importância da dose reforço da vacina contra a Covid-19 – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

População destaca importância da dose reforço da vacina contra a Covid-19

A Prefeitura de João Pessoa dá continuidade à campanha imunização contra a Covid-19. Nesta quarta-feira (6), foram vacinados com a aplicação da terceira dose de vacina os profissionais de saúde da Capital e os idosos a partir dos 67 anos, sem agendamento que tomaram a segunda dose ou dose única há 180 dias.

Quem tomou a terceira dose ressalta a importância do reforço e a sensação de segurança após ser imunizado. “É uma sensação muito boa. A gente se sente livre. Eu tomei as duas doses da Coronavac e agora que completou os seis meses da segunda, eu vim tomar a terceira. E se tiver outra eu vou tomar também”, disse o empresário Celso Peixoto, que tomou a dose de reforço no drive-thru do Mangabeira Shopping.

Já atendente de enfermagem Vera Lúcia Freitas, que trabalha no Hospital Clementino Fraga, destacou a importância da terceira dose para aumentar a proteção. “Eu tomei duas doses da Coronavac e agora tomei a Pfizer. Graças a Deus não tive Covid, mesmo trabalhando há 34 anos em Hospital, e agora com esse reforço me sinto mais segura ainda, protegendo a mim e aos meus familiares”, afirma.

A vacinação segue até às 15h nos drive-thrus. Já nos ginásios o atendimento terminou às 12h.

Continuidade

Além da aplicação da terceira dose, a Prefeitura segue com a imunização da primeira dose em adolescentes de 17 anos ou mais, sem comorbidade, de 12 a 17 anos com comorbidade ou deficiência permanente, além de puérperas e gestantes da mesma faixa etária, sem a necessidade de agendar. Os imunossuprimidos também seguirão sendo imunizados com a D3 – o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico.

A Prefeitura seguirá ainda imunizando, com a segunda dose, as pessoas que receberam a D1 da Coronavac há mais de 28 dias, e, há 90 dias, as doses da Astrazeneca ou Pfizer. Nos ginásios, a população poderá ser imunizada das 8h às 12h e nos postos do tipo drive-thru, o horário segue das 9h às 15h.

Dúvidas

Quem tiver alguma dúvida pode mandar e-mail para vacinajp@gmail.com ou ligar (83)98600-4815 (8h às 17h).

Documentação exigida

Para receber a primeira dose da vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a D2 e D3 é necessário o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e imunossuprimidos.

No caso da terceira dose para os trabalhadores da saúde, eles devem apresentar um documento de identificação original com foto e documentação comprobatória de vínculo nesse grupo prioritário em estabelecimento de saúde de João Pessoa, que pode ser: carteira de trabalho, ou contracheque, ou declaração do estabelecimento de saúde. Os profissionais de saúde também deverão apresentar a carteira do respectivo conselho profissional. Vale destacar que a cópia da documentação comprobatória deverá ficar retida no ponto de vacinação para fins de controle dos órgãos fiscalizadores.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que, para os imunossuprimidos, é necessário apresentação de laudo médico que ficará retido no local a fins de comprovação.

Solidariedade

Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias atingidas pelos efeitos da pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O relator-geral do Orçamento 2022, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), apresentou nesta sexta-feira (3) parecer preliminar em que determina 20 programações de caráter nacional para...

Política

Apontado como possível destino do ex-governador Geraldo Alckmin para 2022, o PSB ainda não dá como certa a filiação do tucano. “Não diria que está perto ainda. O...

Política

O Plenário do Senado aprovou, em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 23/2021 mantendo pleito da Confederação Nacional de Municípios (CNM)...

Política

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a Câmara e o Senado farão “o máximo esforço” para promulgar o quanto...

Copyright © 2020 js freelas.