A Prefeitura de Sapé criou, nesta sexta-feira (15), o Comitê de Enfrentamento e Prevenção ao novo coronavírus, que será responsável pela definição de ações para o controle da pandemia no município.
Na primeira reunião, foram definidas estratégias que serão implementadas para o combate à pandemia, além de estabelecer as medidas de prevenção a serem implementadas, o planejamento para a imunização da população com a chegada da vacina e a estratégia que será aplicada para a retomada dos diversos segmentos que foram afetados após a doença.
O comitê é formado pela infectologista Maria Aparecida de Menezes Maciel, representando a Secretaria de Saúde; a secretária de Desenvolvimento Social, Denise Ribeiro; o secretário de Finanças, Normando Paulo de Souza Filho; a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Fernanda Mendes Cabral e o procurador-geral do município, Aderbal de Brito Villar.
No encontro, os auxiliares discutiram as formas de flexibilizar as medidas impostas sem que a segurança e saúde da população sejam comprometidos. A Prefeitura também realizará campanha de conscientização a respeito da vacina do coronavírus.
O prefeito Sidnei Paiva, que também participou da reunião, pediu que os secretários acompanhem, de forma contínua, os casos de coronavírus na cidade e coordenem as estratégias e ações de combate para minimizar os efeitos da pandemia na cidade.
“Estabelecer esse planejamento é fundamental para a garantia da ordem e a segurança do povo de Sapé. O envolvimento dos secretários é fundamental para que as pastas trabalhem de forma integrada em um plano que seja completo para a população e também observe as peculiaridades das diversas áreas da nossa sociedade”, afirmou.
Boletim Diário
Para reforçar a transparência, também foi estabelecido a divulgação diária dos boletins das ocorrências registradas de coronavírus na cidade. Todos os dias, nas redes socias da Prefeitura de Sapé, serão atualizados dados sobre o número de casos confirmados, casos recuperados e mortes registradas no município.
Centro de Atendimento
Também passou a funcionar nesta semana o centro de atendimento para os pacientes que suspeitam estar infectados pelo novo coronavírus. Devem ir até o local apenas as pessoas que têm sintomas moderados, como a perda do olfato e do paladar. No centro, eles serão orientados se devem ir até um hospital. O horário de funcionamento é, de segunda a sexta, das 16h às 20h e no sábado e domingo, das 8h às 12h. O centro fica localizado na Unidade Mista de Nova Brasília. Pessoas podem entrar em contato através dos telefones: (83) 98148 7053 ou (83) 98208 7751.