Projeto de Jutay cria Programa Estadual de Educação Empreendedora na Rede Estadual de Ensino – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Projeto de Jutay cria Programa Estadual de Educação Empreendedora na Rede Estadual de Ensino

Disseminar uma educação empreendedora pode ser um caminho para ultrapassar as barreiras com mais conhecimento e competência. Com esse propósito, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) apresentou, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o projeto de Lei 436/2023 que cria o Programa Estadual de Educação Empreendedora na Rede Estadual de Ensino que promoverá a inserção do empreendedorismo nas escolas de ensino médio da Rede Pública Estadual.

O programa tem como objetivo contribuir para a disseminação da cultura empreendedora, a fim de possibilitar uma nova consciência de trabalho na comunidade escolar e incentivar o posicionamento empreendedor naqueles que ingressarão no mercado de trabalho ou criarão negócios próprios.

“Empreendedorismo é o motor que gera inovação, emprego e crescimento econômico. Só com a criação de um ambiente em que o empreendedorismo possa prosperar e os empresários possam experimentar novas ideias e capacitar outras pessoas é que poderemos garantir que muitos dos problemas de nossa sociedade poderão ser mitigados”, destacou Jutay.

De acordo com o deputado, o projeto prevê que o ensino de empreendedorismo se dará em forma de disciplina ou de projetos transversais que proporcionem aos alunos o desenvolvimento das suas características empreendedoras visando ao desenvolvimento de cidadãos ativos. O material didático a ser utilizado deverá conter as orientações necessárias ao desenvolvimento das atividades do professor e do aluno.

Também poderão ser criadas e estimuladas no âmbito do programa: a feira do jovem empreendedor – espaço para a exposição dos projetos de empreendedorismo desenvolvidos pelos alunos; clube do jovem empreendedor – para apoiar os jovens na obtenção de conceitos técnicos e de gestão que proporcionem a abertura ou a ampliação do negócio de maneira competitiva; centro de educação empreendedora – para disseminar a cultura empreendedora por meio de ações educativas focadas no desenvolvimento de competências e no fortalecimento de princípios éticos, com o objetivo de desenvolver metodologias, cursos, jogos, materiais didáticos e disciplinas, inclusive cursos de ensino a distância.

Fica estabelecido ainda que a Secretaria Estadual de Educação poderá realizar convênios com entidades do Sistema S e do Porto Digital, para construção do manual dos saberes em empreendedorismo. O Programa Estadual de Educação Empreendedora será constituído por técnicos da própria secretaria e por representantes de outras secretarias, universidades e órgãos do governo, além de especialistas ou gestores escolhidos pelo secretário dessa pasta. Cabe à Secretaria a gestão e monitoramento do programa perante às escolas de ensino médio da Rede Pública Estadual de Ensino.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 7 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) finalizou, nesta segunda-feira (17), o julgamento da primeira ação de violência política de gênero do Estado, condenando...

Política

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) comemorou o resultado do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) que nesta segunda-feira (17) condenou o comunicador Célio Alves...

Política

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (17), no programa semanal Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, a antecipação...

Política

Praias lindas, arquitetura histórica, paisagem encantadora, as delícias de uma gastronomia peculiar e, para completar esse cenário que já é perfeito, a cidade de...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.