Promotoria de Bananeiras recomenda prorrogação do isolamento social e proibição de fogueiras e fogos - André Gomes
Siga nas redes sociais

Cotidiano

Promotoria de Bananeiras recomenda prorrogação do isolamento social e proibição de fogueiras e fogos

A recomendação foi feita por ocasião das festividades juninas de Santo Antônio, São João e São Pedro

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou, nesta sexta-feira (5/06), aos prefeitos de Bananeiras, Belém, Borborema, Caiçara, Dona Inês, Logradouro e Serraria a prorrogação do decreto municipal que determinou o isolamento social e o fechamento do comércio não essencial, bem como a proibição, também por decreto, do acendimento de fogueiras e da queima de fogos de artifícios, durante o mês de junho.

A recomendação foi feita por ocasião das festividades juninas de Santo Antônio, São João e São Pedro. Devem ser proibidos fogueiras e fogos de artifício, sobretudo explosivos pirotécnicos, em todos os espaços públicos e privados das zonas urbana e rural dos municípios, enquanto durar a situação de calamidade pública decorrente da pandemia da covid-19.

As medidas foram recomendadas pela promotora de Justiça de Bananeiras, Ana Maria Pordeus Gadelha. Elas visam evitar a aglomeração de pessoas em celebrações e fogueiras – o que pode colaborar para a propagação do novo coronavírus – e inibir o surgimento de problemas respiratórios provocados pela fumaça, o que é considerado como um agravante no enfrentamento à covid-19.

A promotora lembrou que, além de impactar a saúde respiratória da população, as fogueiras e os fogos de artifício podem causar acidentes, com lesões provocadas por queimaduras, o que vai demandar atendimento médico, podendo sobrecarregar os serviços hospitalares.

As pessoas que não atenderem à recomendação poderão ser multadas e responsabilizadas civil, administrativa e penalmente, além de responder por crimes contra a saúde pública e contra a administração pública em geral.

Foi recomendado que as secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente, a Vigilância Sanitária, a Guarda Municipal e a Polícia Militar fiscalizem o cumprimento das medidas.

O descumprimento da recomendação por parte dos municípios poderá levar ao ajuizamento das ações cabíveis e na responsabilização pessoal do gestor municipal.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 16 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Cotidiano

A partir desta segunda-feira (20), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 938 novas vagas de emprego, em 12 municípios do estado....

Cotidiano

O chamado ‘‘Janeiro Seco’’ é uma iniciativa que incentiva as pessoas a reduzir ou a cortar o consumo de bebidas alcoólicas no primeiro mês...

Cotidiano

Neste sábado (18), os amantes do forró têm mais um encontro marcado nas areias da praia de Tambaú, na terceira noite do Festival Forró...

Cotidiano

Um atendimento rápido, apoiado em tecnologia e eficiente em resolver a doença do paciente. Esse é o eixo do trabalho das equipes que atuam...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.