O candidato de oposição a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Raoni Vita, está visitando municípios do Sertão paraibano com o objetivo de debater os problemas enfrentados pela advocacia da região. As primeiras paradas foram nos municípios de Itaporanga, Piancó e Coremas. Ele segue agora para os municípios de Pombal, Sousa e Cajazeiras, encerrando a agenda em Catolé do Rocha no próximo sábado (6). Durante conversas com advogados, o candidato oposicionista ressaltou a importância da defesa das prerrogativas dos profissionais de advocacia em todo o Estado.
“Um amplo e constante trabalho em defesa das prerrogativas profissionais dos advogados e advogadas é necessário na Paraíba. Em todas as regiões nos deparamos com histórias de abuso de autoridade e violação de nossos direitos e nada é feito pela OAB-PB para coibir essa violência e fazer cumprir, junto aos poderes judiciário e executivo, a Constituição”, destacou durante entrevista a uma rádio local.
Diante de constantes casos de abuso às prerrogativas, Raoni defende a realização de concurso para selecionar profissionais que atuarão em defesa das prerrogativas. Também é proposta defendida por Raoni a criação de um Centro de Mediação e Arbitragem que atuará diretamente com as seccionais, chegando aos advogados e advogadas de toda a Paraíba e garantindo celeridade, redução de custas processuais e oportunidade de trabalho para a advocacia paraibana.
Raoni também garantiu que na sua gestão, a OAB vai atuar em defesa da advocacia. “Embora as prerrogativas estejam previstas em lei que preconiza que não há subordinação entre advogado, promotor e juiz, muitas autoridades insistem em desrespeitar as mesmas, não considerando esse aspecto do arcabouço jurídico brasileiro. Vamos agir energicamente contra essas violações, visto que é ainda muito grande o número de incidentes de prerrogativas que se registra no Estado”, frisou Raoni.
Lançamento – No município de Itaporanga, Raoni participou do lançamento da chapa para eleição da subseção Vale do Piancó, que será encabeçada pelas advogadas Jailma Sousa e Aldara Lopes.
“Temos muito orgulho em contar com uma chapa formada por advogados militantes que conhecem a realidade de nossa categoria. Profissionais responsáveis que irão assegurar nossos direitos e acolher nossas angústias, mudando a realidade da advocacia. Seguimos juntos porque acreditamos nesse projeto e que iremos finalmente atender o profissional da advocacia em todo o estado, do litoral ao sertão”, afirmou Jailma Sousa.
Raoni, por sua vez, garantiu um olhar atento com a subseção do Vale do Piancó que sofre com o descaso por parte da atual gestão da Ordem. “Essa subseção faz parte da minha história. Precisamos garantir que os advogados tenham condições dignas de trabalho, oportunidades de crescimento e acesso a cursos da Escola Superior da Advocacia (ESA) para o aprimoramento profissional. Nossa gestão irá mudar a realidade de todos”, finalizou.