Secretaria de Juventude afirma que artesanato é opção de trabalho e renda para jovens - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Secretaria de Juventude afirma que artesanato é opção de trabalho e renda para jovens

A secretária Executiva de Juventude da Paraíba, Rafaela Camaraense, defendeu nesta sexta-feira (7) o artesanato como uma opção de trabalho e renda para jovens no estado. A defesa foi feita durante o lançamento da 33ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, realizado em João Pessoa. Para a gestora, a produção artesanal proporciona um complemento para a renda e em muitos casos a principal fonte de sustento familiar.

“Muitos jovens adotam o trabalho artesanal como uma opção de trabalho devido a dificuldade de recolocação no mercado de trabalho e até de novo emprego. O artesanato é uma solução para se gerar uma renda e, por isso, defendemos o apoio aos artesãos. O Governo do Estado e o Sebrae observam essa realidade e investem nos nossos artesãos, dando apoio e também garantindo a realização do Salão do Artesanato Paraibano”, destacou a secretária.

Pesquisa realizada pela plataforma digital Clube de Artesanato mostra que a motivação de 49% dos entrevistados que trabalham com artesanato é a complementação da renda familiar. Em 63% das residências, há apenas uma pessoa com trabalho fixo e, em momento de crise, o artesanato ajudou 56% dos entrevistados. Além disso, 31% dos artesãos sustentam entre duas e quatro pessoas com a renda de seu trabalho.

Salão – Com a flexibilização das medidas restritivas para combater a pandemia do coronavírus, a realização do evento terá como tema “Toda Arte que Vem do Mar”. O Salão ocorrerá de 12 de janeiro a 2 de fevereiro, das 16h às 22h, numa estrutura montada na avenida Cabo Branco, em João Pessoa.

O Salão do Artesanato Paraibano vai homenagear artesãs que trabalham com escamas, conchas e mariscos, entre outras matérias-primas do ambiente marinho. A maioria das homenageadas é dos municípios de João Pessoa, Cabedelo e Pitimbu. A 33ª edição contará com a participação de 400 artesãos de todas as regiões do Estado.

No local do evento, será montada uma galeria em homenagem a 11 artesãos e uma réplica do Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato (Crença), cujo prédio está localizado em Monteiro, no Cariri paraibano, considerado o epicentro da renda renascença e entregue pelo Governo do Estado em novembro deste ano.

O Salão do Artesanato Paraibano é uma realização do Governo da Paraíba e do Sebrae-PB em parceria com o Empreender-PB; Empresa Paraibana de Comunicação (EPC); Companhia de Água e Esgotos da Paraíba  (Cagepa); Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB); Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep); Procon-PB; Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc); Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep); Prefeitura Municipal de João Pessoa; e Arquidiocese da Paraíba.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A Prefeitura de Guarabira entregou, nesta sexta-feira (14), o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD Ascendino Antônio da Silva, localizado no bairro Dona...

Política

A participação ativa do prefeito Cícero Lucena em diversas edições das Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COPs) tem contribuído para consolidar João...

Política

No Dia Nacional da Alfabetização, celebrado nesta sexta-feira, 14 de novembro, o município de Cuité, no Curimataú paraibano, comemora os avanços obtidos na educação...

Política

A primeira-dama de Sapé e secretária municipal de Assistência Social, Denise Ribeiro, foi uma das personalidades homenageadas na noite desta quinta-feira (13) durante a...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.