Durante sessão realizada nesta terça-feira (9), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) fez um pronunciamento em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio. Médica por formação, a parlamentar ressaltou a responsabilidade de toda a sociedade diante desse grave problema de saúde pública.
“É o Setembro Amarelo, e como médica nós temos que ter uma grande responsabilidade com a questão do suicídio. É o mês da conscientização e prevenção do suicídio. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria e a Associação Pan-Americana da Saúde, são registrados mais de 12 mil suicídios por ano no Brasil e um milhão no mundo, principalmente entre os jovens com transtornos mentais, depressão, transtorno bipolar e uso de substâncias. É importante todos nós nos preocuparmos”, destacou.
A deputada reforçou que a prevenção deve estar presente em todos os ambientes, desde a família até a escola e a sociedade em geral. “Segundo a Organização Mundial da Saúde, existe possibilidade de prevenção em mais de 90% dos casos de suicídios. Então, precisamos prevenir. Sejamos mais uma ferramenta de apoio permanente na prevenção, com políticas públicas que nos permitam estar mais próximos de quem se sente angustiado e deprimido”, afirmou.
Em sua fala, Doutora Paula também chamou atenção para o impacto da saúde mental no bem-estar das pessoas e para a importância do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro.
“A saúde mental influencia diretamente no nosso bem-estar psicológico e social para enfrentarmos os desafios da vida. O dia 10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Vamos todos nos unir e fazer um trabalho cada vez mais importante de conscientização e apoio, principalmente aos jovens que, muitas vezes sem a real intenção, chegam ao suicídio. É uma responsabilidade de todos nós”, concluiu.
