A preocupação com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente são assuntos cada vez mais urgentes, inclusive na construção civil, que tem criado soluções sustentáveis para reduzir o desperdício e reutilizar itens que costumam ser descartados. Em João Pessoa, a construtora Galvão Amorim implantou uma estratégia para reaproveitar nas obras os revestimentos que seriam jogados fora. A iniciativa tem gerado uma economia de cerca de R$ 60 mil (por mês).
Pastilhas utilizadas na etapa de acabamento das obras costumam ser um dos materiais com mais desperdício, já que durante a instalação, elas precisam ser cortadas para que se ajustem ao local onde serão fixadas, resultando muitas vezes em um grande número de peças soltas e posteriormente desprezadas. Na Galvão, há um setor de reciclagem responsável por restituir as placas, criando novas chapas prontas para serem usadas de forma integral.
“É um trabalho minucioso e com resultado incrível. Não há qualquer prejuízo para a qualidade do acabamento. Ao mesmo tempo que beneficiamos a empresa com a redução de custo e diminuição de desperdício, também cuidamos do meio ambiente”, explicou Ramonn Henrique, colaborador da construtora.
BioHaus
A ação faz parte do projeto BioHaus, conceito pioneiro criado pela construtora de modo exclusivo para seus empreendimentos. Ele inclui ações de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.
Com essa perspectiva, a Galvão Amorim já atuou junto ao projeto ‘Guardiões do Mar’, uma iniciativa do ‘Mares Sem Plástico’, que é voltado a promover ações educativas sobre o mar para crianças nas praias de João Pessoa e região metropolitana.
A preocupação com o mar e o meio ambiente vem também devido aos empreendimentos Garden Haus e Beach Haus, situados à beira-mar, na avenida João Maurício, no Jardim Oceania, que possuem pontos de desova de tartarugas em suas proximidades.
“Além de buscar trazer a natureza para nossos projetos, desenvolvemos esse olhar de cuidado para o que está ao nosso redor, buscando contribuir e fazer o que está ao nosso alcance, pensando no futuro e o que deixaremos para as próximas gerações”, ressaltou Maiara Amorim, arquiteta e sócia-diretora da construtora, lembrando que a empresa também mantém apoio às corridas e incentivo à plantação de árvores nos Parques Parahyba.