A população de Tavares, no Sertão da Paraíba, se despede do ex-prefeito Terto Moraes, um dos maiores líderes políticos da região. Terto morreu nesta quinta-feira (8) em casa, por causas naturais, aos 99 anos, faltando quatro meses para completar 100 anos. Na política, Terto se destacou sendo prefeito de Tavares por três vezes, vice-prefeito e suplente de deputado estadual. Era enfermeiro e foi responsável pelo nascimento de uma geração de crianças no município.
Pelas redes sociais o prefeito de Tavares, Coco de Odálio, lamentou a morte de Terto e destacou seu legado. “Adeus Meu padrinho Terto Moraes. Eu sou um dos muitos afilhados desse grande homem que escreveu sua história na vida de muitos tavarenses e na própria Tavares. Impossível falar de nosso município sem lembrar a sua trajetória. Um verdadeiro líder, humano, humilde, popular e de grande coração”, disse.
O ex-prefeito Ailton Suassuna lembrou sua entrada na política pelas mãos de Terto. “O ano era 2008, entrei na política tendo a honra de ter Seu Terto Moraes como meu vice-prefeito. Quanta generosidade, quando liderança, quanto exemplo, quantos conselhos… Já era considerado um filho pra ele, e oficialmente entrei pra família ao me casar com sua neta Shelley. Nossos laços foram fortalecidos na família e na política. Em meu primeiro mandato em 2013, o senhor estava ao meu lado na inauguração da passarela, e assim continuou. Hoje é um dia difícil, esse grande homem deixou o nosso convívio”, disse.
O prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, por meio de nota institucional, lamentou a morte de Terto. “Lamentamos profundamente a notícia do falecimento do ex-prefeito da cidade de Tavares, Terto Moraes, líder político inconteste com mais de meio século de vida pública. Neste momento de consternação e dor, a Prefeitura de Princesa Isabel se solidariza com os filhos, netos, bisnetos e todos os tavarenses”, frisou.
A influência política de Terto ia além das fronteiras e chegava ao vizinho estado do Pernambuco. O prefeito de Quixaba, no Sertão pernambucano, Zé Pretinho, destacou as qualidade de homem público e gestor. “Um grande líder político que escreveu seu nome na história daquela cidade e do seu povo. Conheci Seu Terto acompanhando um trator que fazia estrada, e ele como prefeito acompanhava tudo de perto. Um ser humano de grande coração. Um grande político. Meus sentimentos aos tavarenses, familiares e amigos”, disse.
A liderança de Terto era tão forte que quase todos os candidatos a prefeito apoiados por ele, venceram as eleições em Tavares. Dona Terezinha, sua mulher, foi prefeita do município por três vezes e Ailton Suassuna por duas vezes. O atual prefeito, Coco de Odálio, também teve as bênçãos de Terto Morais.