A procuradora do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), Andressa Alves Lucena Ribeiro Coutinho, recebeu nesta quinta-feira (18), da Assembleia Legislativa (ALPB), a Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta honraria do Poder Legislativo paraibano. Durante a entrega, a deputada Camila Toscano (PSDB), autora da propositura, destacou a atuação da procuradora em favor da Justiça do Trabalho no estado.
“Essa entrega dessa honraria é mais que merecida. Andressa é uma mulher forte, atuante e inspiradora. Se dedica ao máximo às causas do trabalho no nosso estado com muita dedicação, esforço, sempre com o espírito ético, solidário, justo e responsável no exercício da sua profissão. Hoje é um dia de muito orgulho para todos nós, por poder render essa justa homenagem a essa grande mulher. Tenho em Andressa uma grande amiga, mas o seu trabalho justifica essa tão merecida honraria”, destacou Camila.
Andressa Lucena agradeceu a honraria concedida pelo Poder Legislativo e disse que a medalha traz mais responsabilidade dentro do trabalho desenvolvido na justiça trabalhista no estado. “A palavra que me invade hoje é gratidão junto a um sentimento de responsabilidade. Muito obrigada a Assembleia Legislativa e a deputada Camila Toscano pelo reconhecimento ao nosso trabalho. Tenho orgulho de integrar o Ministério Público do Trabalho e hoje minha gratidão se renova diante da Medalha Epitácio Pessoa”, afirmou.
O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Rogério Sitônio, lembrou da trajetória de Andressa Lucena no Ministério Público e as ações desenvolvidas quando Chefe da instituição em favor dos trabalhadores. “Essa é uma homenagem mais que merecida diante do trabalho desenvolvido pela procuradora, sobretudo durante a pandemia da covid-19. Seu compromisso com o Ministério Público e as causas trabalhistas defendidas por ela nos inspiram”, frisou.
Perfil
Andressa Alves Lucena Ribeiro Coutinho nasceu em Campina Grande e mudou-se para João Pessoa aos sete anos de idade. Estudou no Colégio Lourdinas e cursou Direito no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Profissionalmente exerceu o cargo de assessora jurídica na Prefeitura Municipal de João Pessoa; foi juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, em São Luís, no Maranhão; procuradora do Trabalho em Porto Velho, em Rondônia; coordenadora regional da Coordenadoria do Meio Ambiente do Trabalho; já no Ceará foi Coordenadora do Trabalho; em Campina Grande atuou como Coordenadora do Trabalho. Foi nomeada Procuradora Geral do Trabalho e foi Procuradora Chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba.
Especialidades
A procuradora Andressa Alves é especialista em Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Constitucional pela Escola Superior da Advocacia. Além disso, é especialista em Direito na Era Global e Dumping Social pela Universidade Tor Vergata, em Roma – Itália. Igualmente, é especialista em Direito Internacional das Migrações pela Organização Internacional de Migrações em Genebra – Suíça.
Também participaram da sessão solene a procuradora da República, Janaína Andrade; a juíza auxiliar do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Micheline Oliveira; e o advogado Rinaldo Mouzalas, além de amigos e familiares da homenageada.