É covid-19 ou virose? saiba as diferenças entre os sintomas – André Gomes
Siga nas redes sociais

Cotidiano

É covid-19 ou virose? saiba as diferenças entre os sintomas

Foto: Reprodução

Muitas pessoas acabam confundindo a Covid-19 com dengue, chikungunya e zika. As dúvidas, conforme explica a diretora corporativa de Infectologia do Sistema Hapvida, Silvia Fonseca, se dão pelo fato dessas doenças começarem com sintomas muito parecidos.

“Falando mais de dengue e Covid-19, elas podem causar febre, dor no corpo e dor de cabeça. Mas, o que realmente distingue uma da outra é a presença de sintomas respiratórios, que são característicos da Covid-19. Esses sintomas seriam o espirro, a tosse, a dor de garganta mais forte”, esclarece.

A infectologista afirma que o mais importante ao apresentar um dos sintomas citados anteriormente é procurar um médico, tanto de forma presencial como pelo serviço de telemedicina. É esse profissional que vai fazer avaliação clínica e, se for o caso, indicar os exames necessários para o diagnóstico.

Silvia Fonseca afirma que caso o diagnóstico seja de dengue, o importante é se hidratar bem e em se tratando de coronavírus é seguir com o uso da máscara e ir à consulta. “O intuito é saber em qual estágio está a doença e quais as medidas precisam ser adotadas após confirmação de diagnóstico”, orienta.

Covid

Os sintomas podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. Os sintomas mais comuns são tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, perda de olfato, alteração do paladar, distúrbios gastrintestinais, cansaço, diminuição do apetite e dispnéia.

Arbovirose

Trata-se das doenças causadas por artrópodes. Dentre eles, o mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Os sintomas entre eles são bem parecidos. Eles incluem febre, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.

Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 6,7 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 36 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 45 hospitais, 191 clínicas médicas, 46 prontos atendimentos, 175 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Cotidiano

O aumento constante no preço da carne bovina e de frango tem levado consumidores a buscar alternativas, na hora das compras. Mas, no prato,...

Cotidiano

O golfinho da espécie cabeça-de-melão, que foi encontrado morto, na manhã desta quarta-feira (16), na Praia de Formosa, em Cabedelo, será usado em ações...

Cotidiano

Entre os dias 14 e 22 de junho o professor Bruno Lira vai oferecer uma semana de aulas e simulados gratuitos sobre legislação para...

Cotidiano

A Polícia Militar cumpriu 12 mandados de prisão contra acusados de roubos, homicídios, tráfico de drogas, furto qualificado e outros crimes, nesse fim de...

Copyright © 2020 js freelas.