O encontro tratou sobre o Projeto Algodão Paraíba, programa da Empaer que fortalece o protagonismo do agricultor familiar paraibano na cadeia produtiva do algodão orgânico. A iniciativa conta atualmente com 327 famílias em 60 municípios do estado e George pretende divulgar a ação para que outras cidades façam a adesão ao projeto, que representa o desenvolvimento sustentável para a agricultura na Paraíba.
Ano passado, a comercialização do produto resultou em mais de R$576 mil arrecadados para a economia dos municípios que já participavam da iniciativa. George ressalta que as prefeituras devem incentivar a associação de famílias agrícolas, que com a parceria conseguem aumentar a renda e ainda contribuem para o crescimento da cidade.
“Além de ser uma proposta sustentável, que agride menos a natureza, o projeto protagoniza os pequenos agricultores e ajuda a economia das pequenas cidades. Os três pontos são muito importantes para o desenvolvimento regional através da agricultura, essa que já tem sido um braço forte de muitos municípios da Paraíba”, destacou.
Vlaminck Saraiva, engenheiro agrônomo, extensionista da Empaer e atualmente assessor técnico da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (FapesqPB) participou do encontro e prestou as informações necessárias à Famup sobre o projeto.
Atuação