João Azevêdo destaca conscientização e rigor nas fiscalizações para um trânsito seguro – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

João Azevêdo destaca conscientização e rigor nas fiscalizações para um trânsito seguro

O governador João Azevêdo participou, na manhã desta segunda-feira (6), da solenidade de abertura do Movimento Maio Amarelo, campanha mundial que tem como objetivo a redução de mortes por conta de sinistros de trânsito. Durante o evento, ocorrido na Academia de Polícia (Acadepol), no bairro Costa do Sol, em João Pessoa, o chefe do Executivo estadual destacou a conscientização da população e rigor nas fiscalizações para um trânsito mais seguro. O tema deste ano da campanha Maio Amarelo é “Paz no Trânsito Começa por Você!”

Ainda na solenidade, marcada por apresentação teatral e por uma palestra sobre os caminhos para se conseguir um trânsito seguro, foi assinado um convênio entre o Detran-PB e a Secretaria de Estado da Educação para desenvolver ações educativas e culturais nas escolas da Rede Estadual de Ensino em conformidade com o projeto, promulgado pelo gestor paraibano no ano passado, o “Paraíba pela Paz no Trânsito”.

Durante o evento, o governador João Azevêdo afirmou que a conscientização é o primeiro passo na construção de um trânsito responsável. “Você não tem um policial em cada esquina. Então, necessária uma consciência coletiva para o uso de capacete, de todos os equipamentos de segurança como um todo, da direção responsável — essas são  atitudes fundamentais e vão fazer esses números diminuírem”, afirmou, mostrando preocupação com os acidentes envolvendo motocicletas, responsáveis por 77% dos sinistros de trânsito na Paraíba.

“Precisamos entender que a formação do bom condutor começa na escola — por isso, essa parceria entre o Detran e a Secretaria da Educação. Não tenho dúvidas de que essa iniciativa vai resultar, num futuro muito breve, em números melhores”, prosseguiu o gestor paraibano, destacando que o aumento do rigor nas fiscalizações também auxiliam na redução dos sinistros de trânsito.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Jean Francisco Nunes, destacou que a Campanha Maio Amarelo é o grande momento de união na construção de um trânsito mais humano. “Os atores que têm as condições de promoverem um trânsito mais seguro, com o cidadão mais consciente, responsável,  com a diminuição de mortes no trânsito estão hoje aqui: o Poder Executivo, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, a Assembleia Legislativa, a Semob, a Polícia Rodoviária Federal estão aqui. Com a participação da sociedade, não há dúvidas de que vamos obter resultados ainda mais promissores”, acrescentou.

O superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, também ressaltou a importância da conscientização na redução de mortes e de sequelas graves no trânsito. “São as atitudes da população que fazem a diferença para um trânsito mais seguro, mais humano: o uso do capacete por todos os motociclistas, o uso do cinto de segurança pelo motorista e passageiros, respeito ao ciclista, ao pedestre. Enfim, estas atitudes são efetivas na preservação de vidas”, comentou.

Já o secretário de Estado da Educação, Roberto de Souza, falou da importância de mais esta parceria com o Detran-PB. “Vamos, junto aos nossos alunos, trabalhar a conscientização por meio da educação — com uma metodologia diversificada, como apresentações teatrais em sala de aula, videoaulas, por exemplo. E o nosso planejamento visa alcançar o maior número de municípios possível”, contou.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba (PRF), Pedro Ivo Nogueira, também evidenciou o papel da educação na consciência da população para um trânsito seguro. “Nós trabalhamos com foco na fiscalização, na integração, mas principalmente na educação. Quando avistamos uma equipe da Lei Seca, muitos pensam que é para multar, mas dificilmente pensam que é para educar”, refletiu.

Após o evento, o governador João Azevêdo visitou 12 salas de aula em que estão distribuídos alunos da segunda  turma do curso de formação da Polícia Civil (concurso 2021), ocasião em que falou sobre a responsabilidade do policial civil perante a população paraibana, entre outros assuntos.

A solenidade de abertura do Movimento Maio Amarelo foi prestigiada pelas seguintes autoridades: Lucas Ribeiro, vice-governador da Paraíba; Carlos Pereira, superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB); Roberto Paulino, secretário-chefe de Governo; Lídia Moura, secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana; Léo Bezerra, vice-prefeito de João Pessoa, entre outros.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O governador João Azevêdo recebeu, nesta quinta-feira (23), em João Pessoa, o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Felipe Faro, ocasião em que apresentou...

Política

As principais regras para as Eleições municipais deste ano serão abordadas no Workshop Eleições 2024, que será realizado no próximo dia 28 de maio,...

Política

O Tribunal de Contas do Estado vai criar um grupo de trabalho para analisar os indicadores do Estado em relação ao alto índice de...

Política

O governador João Azevêdo anunciou a antecipação do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário para todos os servidores públicos estaduais, que será...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.