João discute parcerias com coordenadores do projeto de construção de radiotelescópio no Sertão – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

João discute parcerias com coordenadores do projeto de construção de radiotelescópio no Sertão

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta segunda-feira (16), por meio de videoconferência, com os coordenadores do projeto de construção do radiotelescópio Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutral Gas Observations (Bingo), no município de Aguiar, no Sertão da Paraíba. Na ocasião, foi discutido o apoio do Governo do Estado para melhorar o acesso ao local, estimulando as atividades na área da educação, ciência e tecnologia, bem como do turismo.

Na oportunidade, o gestor destacou a importância do projeto e a sua representatividade para a ciência internacional. “Nós queremos contribuir com essa iniciativa. Temos investido para fortalecer a ciência e tecnologia no nosso estado e o projeto Bingo é um marco para a ciência e ficamos muito felizes de abrigá-lo no Sertão do nosso estado”, frisou.

Ele ainda ressaltou que o projeto do radiotelescópio também será importante para o turismo na região. “Esse será um equipamento que irá gerar um ambiente favorável à interiorização do turismo, contemplando áreas próximas também, como o Vale dos Dinossauros”, acrescentou.

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes Filho, evidenciou a projeção que o Bingo proporcionará ao estado. “Esse é um projeto de uma importância gigantesca para a Paraíba e para o nosso Sertão, uma região que será contemplada com recursos científicos e que já causa uma expectativa positiva na população local, sendo um orgulho para os sertanejos tê-lo instalado na localidade”, comentou.

Também participaram da reunião virtual, o secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado; o secretário executivo da Ciência e Tecnologia, Rubens Freire; o secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do  Meio Ambiente, Deusdete Queiroga; o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Roberto Germano; e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete).

Ainda acompanharam os professores Élcio Abdalla (Universidade de São Paulo – USP), Carlos Wuensche (Instituto Espacial de Pesquisas Espaciais – Inpe), Almicar Queiroz (UFCG); Sylvio Canuto (USP); e Clezio Nardin (Inpe).

O Bingo é um projeto internacional, liderado pelo Brasil, e tem o objetivo de estudar cosmologia e astrofísica usando a faixa de rádio, inaugurando uma nova janela de observações do universo.

Com tecnologia predominantemente nacional (USP, INPE e UFCG), o telescópio representa um importante projeto para a ciência brasileira e conta com a colaboração internacional com presença da China, pela Universidade de Yangzhou, Reino Unido, Coréia do Sul, França, Itália, Espanha, Alemanha, África do Sul e Suíça.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A Prefeitura de João Pessoa mantém a vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira (17) para as crianças, de 5 a 11 anos, com comorbidades...

Política

O deputado federal e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Pedro Cunha Lima (PSDB), vem cumprindo uma agenda passando por 17 municípios do Sertão, Cariri...

Política

Levantamento realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) aponta que um em cada sete jovens pode sofrer transtorno mental por causa...

Política

A Prefeitura de Lucena divulgou nota esclarecendo a antecipação na aplicação das vacinas contra covid-19 em crianças. A gestão acusa uma auxiliar pelo erro....

Copyright © 2020 js freelas.